NOSSOS SONS, NOSSA MÚSICA Promovendo práticas e construindo uma escuta para as diversidades musicais entre estudantes de ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCOLÉGIO PEDRO IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Shirley Goes de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Rogério Mendes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-02-28T22:41:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-02-28T22:41:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherSHIRLEYSOUZA2018PRODUDECpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431311-
Resumo: dc.description.abstractPolíticas públicas referentes ao ensino da música revelam um ir e vir desta no currículo da Educação Básica, atingindo, principalmente, aos estudantes das classes populares. Além das dificuldades legais, que comprometem o reconhecimento da Música enquanto importante componente curricular, os professores enfrentam ainda escassez de espaços, recursos e materiais. A todos esses impasses soma-se a necessidade de cumprir as propostas apresentadas no documento que orienta as ações dos professores da Rede estadual de educação do Rio de Janeiro: o Currículo Mínimo. Diante deste cenário urge a necessidade de criação de estratégias que superem as dificuldades apresentadas, com vistas a garantir aos estudantes da Rede estadual do Rio de Janeiro o estudo da Música. Desta forma, o presente caderno foi construído, partir de uma pesquisa intitulada “ENSINO DE MÚSICA SOB A PERSPECTIVA DO MULTICULTURALISMO CRÍTICO: Uma experiência em turmas de ensino médio no Rio de Janeiro”, com vistas ao enfrentamento de algumas das dificuldades vividas no cotidiano escolar. Como referencial teórico foi utilizado o multiculturalismo crítico, que propõe por um lado, uma crítica às hierarquizações e silêncios que são impostos às práticas e saberes não hegemônicos e por outro, propõe ações político-pedagógicas que promovam uma ação deliberada de ressignificação de práticas e saberes que possa romper com hierarquias e preconceitos, gerando novos modos de ser e viver. O caderno se justifica pela necessidade de criação e divulgação de recursos didáticos que possam auxiliar o professor em sua prática. Além disso, quanto aos estudantes, pode contribuir para uma formação voltada para as diversidades, uma necessidade latente da nossa sociedade. .pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.167kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Musical;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMulticulturalismo críticopt_BR
Título: dc.titleNOSSOS SONS, NOSSA MÚSICA Promovendo práticas e construindo uma escuta para as diversidades musicais entre estudantes de ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Musicalpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons