Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | COLÉGIO PEDRO II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Marcia Cristina Mendes de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Aira Suzana Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-02-28T22:37:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-02-28T22:37:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODEDUCMARCIACRISTINAVERSAOFINAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431310 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Contar histórias já é uma prática antiga nas escolas. Entretanto, muitas dessas práticas acabam por escolarizar a literatura que perde a sua essência humanizadora e reflexiva. Com vistas a contribuir com uma formação mais humanizadora e de propiciar experiências significativas de aquisição da leitura e da escrita, propõe-se a aplicação de seis sequências didáticas, construídas a partir de literaturas infantis pré-selecionadas que buscam a reflexão e colaboram com a alfabetização e o letramento dos alunos com deficiência intelectual ou deficit cognitivo. Por meio da literatura, a leitura, a escrita e a oralidade foram trabalhadas de forma lúdica e reflexiva. A proposta do letramento literário foi desenvolvida com alunos com deficiência intelectual ou deficit cognitivo em uma Sala de Recursos Multifuncionais de uma escola pública do município do Rio de Janeiro e foi produto de uma pesquisa de estudo de casos múltiplos intitulada Práticas de Leitura e escrita para alunos com deficiência intelectual ou déficit cognitivo utilizando o espaço da sala de recursos multifuncionais. Os resultados que alcançamos na aplicação de nosso projeto ratificam a importância de práticas de alfabetização e letramento para uma bem-sucedida aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual ou déficit cognitivo tanto Sala de Recursos quanto na Classe Regular. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.536KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Intelectual. | pt_BR |
Título: dc.title | CADERNO DE ATIVIDADES: SEQUÊNCIA DIDÁTICA UM, DOIS, TRÊS, CONTE OUTRA VEZ! 1ª | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Anos Iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODEDUCMARCIACRISTINAVERSAOFINAL.docx versão final.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431310/2/PRODEDUCMARCIACRISTINAVERSAOFINAL.docx versão final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons