CADERNO DE ATIVIDADES: SEQUÊNCIA DIDÁTICA UM, DOIS, TRÊS, CONTE OUTRA VEZ! 1ª

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCOLÉGIO PEDRO IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Marcia Cristina Mendes de-
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Aira Suzana Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-02-28T22:37:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-02-28T22:37:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherPRODEDUCMARCIACRISTINAVERSAOFINALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431310-
Resumo: dc.description.abstractContar histórias já é uma prática antiga nas escolas. Entretanto, muitas dessas práticas acabam por escolarizar a literatura que perde a sua essência humanizadora e reflexiva. Com vistas a contribuir com uma formação mais humanizadora e de propiciar experiências significativas de aquisição da leitura e da escrita, propõe-se a aplicação de seis sequências didáticas, construídas a partir de literaturas infantis pré-selecionadas que buscam a reflexão e colaboram com a alfabetização e o letramento dos alunos com deficiência intelectual ou deficit cognitivo. Por meio da literatura, a leitura, a escrita e a oralidade foram trabalhadas de forma lúdica e reflexiva. A proposta do letramento literário foi desenvolvida com alunos com deficiência intelectual ou deficit cognitivo em uma Sala de Recursos Multifuncionais de uma escola pública do município do Rio de Janeiro e foi produto de uma pesquisa de estudo de casos múltiplos intitulada Práticas de Leitura e escrita para alunos com deficiência intelectual ou déficit cognitivo utilizando o espaço da sala de recursos multifuncionais. Os resultados que alcançamos na aplicação de nosso projeto ratificam a importância de práticas de alfabetização e letramento para uma bem-sucedida aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual ou déficit cognitivo tanto Sala de Recursos quanto na Classe Regular.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.536KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Intelectual.pt_BR
Título: dc.titleCADERNO DE ATIVIDADES: SEQUÊNCIA DIDÁTICA UM, DOIS, TRÊS, CONTE OUTRA VEZ! 1ªpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineAnos Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons