Com açúcar e com afeto. Práticas dialógicas no Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos ISBN 9788589382571

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUERJ - CAp/ UERJ-
Autor(es): dc.contributor.authorPaulo Gomes Coutinho, Helena Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-02-28T20:13:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-02-28T20:13:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherCom açúcar e com afeto. Práticas dialógicas no Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431307-
Resumo: dc.description.abstractTemos como proposta aplicar oficinas pedagógicas para professores da modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos. Elaboramos em Minicurso para docentes da EJA, tendo as funções dessa modalidade como conteúdo central a partir da afetividade e dialogicidade como eixos. Também pretendemos colaborar na formação continuada de profissionais da educação que atuem na Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa desenvolvida no mestrado profissional trouxe informações interessantes no que diz respeito a temas sensíveis à modalidade. No que diz respeito à sua história, por exemplo, fica claro que a permanência de ações supletivas na modalidade por boa parte do corpo docente atuante na EJA, está relacionada ao desconhecimento ou ao não entendimento do processo de transformação que a modalidade foi conquistando ao longo do tempo. Ainda nesse recorte da história, a transformação da EJA em direito conquistado, e, em processo permanente e cotidiano e porque não dizer, militante, de concretização só está claro para uma minoria. Sendo assim, é preciso pensarmos e executarmos momentos de formação, para que os docentes da modalidade possam ter contato de maneira crítica, tanto com o processo histórico quanto com os documentos que orientam a EJA. Este produto pretende desenvolver um desses momentos. Nosso mini-curso se pauta em dois eixos: as rodas de conversas e as palavras geradoras. Nos encontros que acontecerão semanalmente(quatro no total), as rodas de conversa serão os momentos onde as experiências, as informações e os conhecimentos trazidos pelos participantes, acerca das relações entre o cotidiano/currículo vivido e as funções da EJA serão socializados, esquematizados e refletidos. As palavras geradoras, na verdade ideias geradoras, surgirão dessas rodas de conversa.-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da EJA-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Palavras-chave: dc.subjectAfetividade-
Palavras-chave: dc.subjectDiálogo-
Título: dc.titleCom açúcar e com afeto. Práticas dialógicas no Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos ISBN 9788589382571-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePPGEB-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePPGEB-
Aparece nas coleções:Ensino