Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UERJ - CAp/ UERJ | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Paulo Gomes Coutinho, Helena Araújo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-02-28T20:13:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-02-28T20:13:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | Com açúcar e com afeto. Práticas dialógicas no Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431307 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Temos como proposta aplicar oficinas pedagógicas para professores da modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos. Elaboramos em Minicurso para docentes da EJA, tendo as funções dessa modalidade como conteúdo central a partir da afetividade e dialogicidade como eixos. Também pretendemos colaborar na formação continuada de profissionais da educação que atuem na Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa desenvolvida no mestrado profissional trouxe informações interessantes no que diz respeito a temas sensíveis à modalidade. No que diz respeito à sua história, por exemplo, fica claro que a permanência de ações supletivas na modalidade por boa parte do corpo docente atuante na EJA, está relacionada ao desconhecimento ou ao não entendimento do processo de transformação que a modalidade foi conquistando ao longo do tempo. Ainda nesse recorte da história, a transformação da EJA em direito conquistado, e, em processo permanente e cotidiano e porque não dizer, militante, de concretização só está claro para uma minoria. Sendo assim, é preciso pensarmos e executarmos momentos de formação, para que os docentes da modalidade possam ter contato de maneira crítica, tanto com o processo histórico quanto com os documentos que orientam a EJA. Este produto pretende desenvolver um desses momentos. Nosso mini-curso se pauta em dois eixos: as rodas de conversas e as palavras geradoras. Nos encontros que acontecerão semanalmente(quatro no total), as rodas de conversa serão os momentos onde as experiências, as informações e os conhecimentos trazidos pelos participantes, acerca das relações entre o cotidiano/currículo vivido e as funções da EJA serão socializados, esquematizados e refletidos. As palavras geradoras, na verdade ideias geradoras, surgirão dessas rodas de conversa. | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da EJA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diálogo | - |
Título: dc.title | Com açúcar e com afeto. Práticas dialógicas no Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos ISBN 9788589382571 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | PPGEB | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PPGEB | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Paulo Gomes Coutinho e Helena Araújo.pdf | 209.54 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431307/2/Produto Paulo Gomes Coutinho e Helena Araújo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: