Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro - CAp-UERJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos Filho, Antonio Normandia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Porto, Maria Beatriz Dias da Silva Maia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-02-28T19:52:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-02-28T19:52:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Antonio Normandia Santos Filho_Maria Beatriz Porto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431306 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O grande avanço tecnológico, presente na sociedade atual, faz com que as tecnologias estejam presentes em todos os ramos da sociedade, inclusive na área de Ensino, em seus diversos segmentos. Percebe-se, no entanto, que a inserção das tecnologias e das ferramentas digitais, sobretudo no nível da Educação Básica, ainda é bastante tímida. No caso específico da disciplina de Ciências, por exemplo, existe uma série de simuladores computacionais, gratuitos, que podem ser utilizados como objetos de aprendizagem. Tais simuladores são reconhecidos por sua capacidade de reproduzir fenômenos das Ciências da Natureza presentes no cotidiano, como, por exemplo, a simulação de fenômenos associados à luz, ao som, ao calor e à fotossíntese. Esse recurso digital pode ser um complemento importante das atividades realizadas nos laboratórios de Ciências e, na inexistência desses laboratórios, podem se tornar um instrumento complementar das aulas teóricas. Além da questão do uso dos simuladores, esse trabalho aborda também a questão interativa e discute a contribuição das redes sociais, especificamente, o Facebook. Neste manual, voltado para o Professor da Educação Básica, são apresentados alguns simuladores computacionais para o ensino de Ciências no segundo segmento do Ensino Fundamental, atividades relacionadas aos conteúdos abordados nesses simuladores e ainda, como proceder para hospedar os simuladores na rede social Facebook. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Simulador Computacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Título: dc.title | Manual de orientação para hospedagem e para a utilização dos simuladores computacionais sobre Ciências da Natureza em rede social | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação de Ensino em Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ciências da Natureza | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Antonio Normandia Santos Filho_Maria Beatriz Porto.pdf | 4,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431306/2/Antonio Normandia Santos Filho_Maria Beatriz Porto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons