Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | COLÉGIO PEDRO II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Paulo Vitor dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Viegas, Aline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-02-27T21:54:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-02-27T21:54:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional_Paulo_Victor | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431279 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As questões ambientais vêm ganhando destaque em noticiários dos mais diversos veículos de comunicação nos últimos tempos. Trazer essas questões para sala de aula torna-se imperativo na construção de uma educação ambiental crítica e transformadora e a interdisciplinaridade se mostra como importante ferramenta nessa tarefa. Com este caderno de propostas pedagógicas, pretendemos propor orientações para professores de geografia que pretendem abordar a temática ambiental de forma crítica dentro do ambiente escolar. Dessa forma, a partir da elaboração deste material, não se espera criar bulas ou receitas prontas para este fazer pedagógico, mas sim apontar diretrizes e sugestões que possam contribuir para a promoção de uma Educação Ambiental transformadora a partir do estudo em Geografia. Buscaremos, então, fundamentar toda a proposta pedagógica dentro da realidade do cotidiano do aluno, e assim lançaremos mão do conceito de espaço geográfico sob seu entendimento enquanto totalidade, para articular as questões ambientais à realidade daquela comunidade. Tal proposta se encontra em consonância com nossa perspectiva de Educação Ambiental, onde consideramos o espaço geográfico enquanto ponto de partida para uma reflexão crítica sobre o uso do espaço pelos diversos interesses econômicos, políticos e sociais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.960kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental transformadora | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo do Meio | pt_BR |
Título: dc.title | PARA QUE A GEOGRAFIA ENCONTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Caderno de propostas pedagógicas para o ensino de Educação Ambiental a partir do viés geográfico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional_Paulo_Victor.pdf | 4,96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431279/2/Produto Educacional_Paulo_Victor.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons