PARA QUE A GEOGRAFIA ENCONTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Caderno de propostas pedagógicas para o ensino de Educação Ambiental a partir do viés geográfico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCOLÉGIO PEDRO IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Paulo Vitor dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorViegas, Aline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-02-27T21:54:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-02-27T21:54:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional_Paulo_Victorpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431279-
Resumo: dc.description.abstractAs questões ambientais vêm ganhando destaque em noticiários dos mais diversos veículos de comunicação nos últimos tempos. Trazer essas questões para sala de aula torna-se imperativo na construção de uma educação ambiental crítica e transformadora e a interdisciplinaridade se mostra como importante ferramenta nessa tarefa. Com este caderno de propostas pedagógicas, pretendemos propor orientações para professores de geografia que pretendem abordar a temática ambiental de forma crítica dentro do ambiente escolar. Dessa forma, a partir da elaboração deste material, não se espera criar bulas ou receitas prontas para este fazer pedagógico, mas sim apontar diretrizes e sugestões que possam contribuir para a promoção de uma Educação Ambiental transformadora a partir do estudo em Geografia. Buscaremos, então, fundamentar toda a proposta pedagógica dentro da realidade do cotidiano do aluno, e assim lançaremos mão do conceito de espaço geográfico sob seu entendimento enquanto totalidade, para articular as questões ambientais à realidade daquela comunidade. Tal proposta se encontra em consonância com nossa perspectiva de Educação Ambiental, onde consideramos o espaço geográfico enquanto ponto de partida para uma reflexão crítica sobre o uso do espaço pelos diversos interesses econômicos, políticos e sociais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.960kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental transformadorapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudo do Meiopt_BR
Título: dc.titlePARA QUE A GEOGRAFIA ENCONTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Caderno de propostas pedagógicas para o ensino de Educação Ambiental a partir do viés geográficopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineGeografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons