O CONTESTADO (1912-1916) REVISITADO: narrativas possíveis para o ensino de história

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Autor(es): dc.contributorFUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Francine-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-02-26T22:58:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-02-26T22:58:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherO CONTESTADO (1912-1916) REVISITADO: narrativas possíveis para o ensino de históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431275-
Resumo: dc.description.abstractPesquisa apresentada ao programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da UDESC com objetivo de abordar o Contestado dentro de uma perspectiva das relações étnico-raciais e aplicar a lei 10.639/03, ampliada pela Lei 11.645/08, no ensino de história amparadas por referencial teórico e regulamentações educacionais. A pesquisa resulta na produção do site O Contestado Revisitado que abriga uma exposição virtual e blog, onde pensamos a construção de narrativas possíveis (GABRIEL; MONTEIRO, 2014), (ANHORN, 2012) sobre a população afrodescendente (TEIXEIRA, 2014) integradas a uma história diversa (MAMIGONIAN; VIDAL, 2013) a partir de uma perspectiva intercultural (CANDAU; RUSSO, 2010) pensando uma sociedade antirracista, democrática e cidadã, para o uso em sala de aula e fora dela por professores, estudantes e visitantes. Para o desenvolvimento das reflexões, construção dos procedimentos de pesquisa e construção do site se realizou três movimentos: analítico, historiográfico e propositivo que resultam em três capítulos. O primeiro movimento foi de pesquisa de produções do PROFHISTÓRIA, análise de livros didáticos, legislação e diretrizes para o ensino do Contestado e também da ERER. Seguido de revisão historiográfica sobre o Contestado. No último capítulo, estão reflexões sobre conceitos pertinentes à pesquisa e o processo de elaboração do site O Contestado Revisitado: https://fcostaprofhistoria.wixsite.com/contestado1.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPROFHISTÓRIA; Ensino de História; Lei Federal 10.639/03; Educação da Relações Étnico-Raciais; Contestado.pt_BR
Título: dc.titleO CONTESTADO (1912-1916) REVISITADO: narrativas possíveis para o ensino de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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