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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Francine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-02-26T22:58:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-02-26T22:58:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | O CONTESTADO (1912-1916) REVISITADO: narrativas possíveis para o ensino de história | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431275 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Pesquisa apresentada ao programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da UDESC com objetivo de abordar o Contestado dentro de uma perspectiva das relações étnico-raciais e aplicar a lei 10.639/03, ampliada pela Lei 11.645/08, no ensino de história amparadas por referencial teórico e regulamentações educacionais. A pesquisa resulta na produção do site O Contestado Revisitado que abriga uma exposição virtual e blog, onde pensamos a construção de narrativas possíveis (GABRIEL; MONTEIRO, 2014), (ANHORN, 2012) sobre a população afrodescendente (TEIXEIRA, 2014) integradas a uma história diversa (MAMIGONIAN; VIDAL, 2013) a partir de uma perspectiva intercultural (CANDAU; RUSSO, 2010) pensando uma sociedade antirracista, democrática e cidadã, para o uso em sala de aula e fora dela por professores, estudantes e visitantes. Para o desenvolvimento das reflexões, construção dos procedimentos de pesquisa e construção do site se realizou três movimentos: analítico, historiográfico e propositivo que resultam em três capítulos. O primeiro movimento foi de pesquisa de produções do PROFHISTÓRIA, análise de livros didáticos, legislação e diretrizes para o ensino do Contestado e também da ERER. Seguido de revisão historiográfica sobre o Contestado. No último capítulo, estão reflexões sobre conceitos pertinentes à pesquisa e o processo de elaboração do site O Contestado Revisitado: https://fcostaprofhistoria.wixsite.com/contestado1. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | PROFHISTÓRIA; Ensino de História; Lei Federal 10.639/03; Educação da Relações Étnico-Raciais; Contestado. | pt_BR |
Título: dc.title | O CONTESTADO (1912-1916) REVISITADO: narrativas possíveis para o ensino de história | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Francine Costa.pdf | 2.22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431275/2/Francine Costa.pdfDownload |
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