Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rovaris, Carolina Corbellini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-02-26T22:52:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-02-26T22:52:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | NARRATIVAS SOBRE A DIÁSPORA AFRICANA NO ENSINO DE HISTÓRIA: TRAJETÓRIAS DE AFRICANOS EM DESTERRO/SC NO SÉCULO XIX | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431274 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho, desenvolvido no Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória/UDESC, tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino por meio da construção de narrativas históricas que tenham como foco trajetórias de africanos que viveram em Desterro/SC no século XIX. Tendo como aporte teórico os Estudos Culturais, a intenção é propor a construção do conhecimento histórico em sala de aula a partir de uma hermenêutica do cotidiano, que permita aos estudantes evidenciarem e conhecerem a agência dos sujeitos de origem africana ao longo dos processos históricos. Com isto, objetivo contribuir para um ensino de História que rompa com uma abordagem que se refere às populações de origem africana exclusivamente a partir da escravidão e da categoria jurídica de escravizado. Através da análise de documentos históricos do período, aliado a uma ampla discussão bibliográfica atual sobre o tema, o resultado final do trabalho se constitui, além do texto dissertativo, da proposição de um site educativo (http://trajetoriasdadiaspora.com.br/) com propostas didáticas para que o professor da educação básica possa trabalhar com produção de narrativas a partir de trajetórias, tomando como base um ensino de história no qual o passado é visto como um universo de experiências possíveis e diversas traçadas por sujeitos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história, narrativa, africanos, trajetória, ProfHistória. | pt_BR |
Título: dc.title | NARRATIVAS SOBRE A DIÁSPORA AFRICANA NO ENSINO DE HISTÓRIA: TRAJETÓRIAS DE AFRICANOS EM DESTERRO/SC NO SÉCULO XIX. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Carolina Corbellini Rovaris.pdf | 3,55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431274/3/Carolina Corbellini Rovaris.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons