Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vasques, Daniela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-02-26T16:32:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-02-26T16:32:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional - Daniela Pereira Vasques | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431270 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo verificar de que maneira a utilização de tecnologia digital em uma proposta de ensino híbrido, nas aulas de Filosofia, pode contribuir para o envolvimento e a participação ativa dos alunos nas discussões e reflexões. O que motivou essa investigação foi a necessidade de uma nova abordagem metodológica que atenda aos anseios dos alunos de modo que eles se tornem mais participativos e envolvidos nas atividades e reflexões em sala de aula. Do ponto de vista do referencial teórico, optou-se por uma revisão bibliográfica acerca de temas como tecnologias digitais aplicadas à educação (KENSKI, 2012), ciberespaço (LÉVY, 1999), ambiente virtual de aprendizagem (ALMEIDA, 2003) e ensino híbrido (BACICH; TANZI NETO; TREVISANI, 2015). A pesquisa, de natureza qualitativa, com características de pesquisa-participante, foi desenvolvida com uma turma do 2º ano do Ensino Médio articulado com Ensino Técnico de uma escola do Programa Dupla Escola da Rede Estadual de Educação. Os dados foram coletados por meio de fontes documentais, questionário e observações assistemáticas, a partir do diário de campo da pesquisadora, e sistemáticas, a partir dos relatórios emitidos pela plataforma Moodle, utilizada pelos alunos na realização das atividades. Tais atividades, desenvolvidas ao longo da pesquisa, integraram um curso de curta duração que culminou no produto educacional intitulado “Atividades de Filosofia no Moodle: momentos de troca e de reflexão”. A partir das análises realizadas, à luz da fundamentação teórica selecionada, foi possível concluir que essa abordagem híbrida de ensino colaborou para o aprimoramento da relação dos alunos com a disciplina, assim como da comunicação entre eles. Os resultados indicaram também que a estrutura técnica é importante para o desenvolvimento dessa proposta e que investimentos nessa área são necessários. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.858 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia. Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente Virtual de Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Híbrido | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Plataforma Moodle | pt_BR |
Título: dc.title | ATIVIDADES DE FILOSOFIA NO MOODLE: MOMENTOS DE TROCA E DE REFLEXÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DANIELAVASQUES2018PRODEDUC.pdf | 2,86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431270/2/DANIELAVASQUES2018PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons