ATIVIDADES DE FILOSOFIA NO MOODLE: MOMENTOS DE TROCA E DE REFLEXÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVasques, Daniela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-02-26T16:32:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-02-26T16:32:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional - Daniela Pereira Vasquespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431270-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo verificar de que maneira a utilização de tecnologia digital em uma proposta de ensino híbrido, nas aulas de Filosofia, pode contribuir para o envolvimento e a participação ativa dos alunos nas discussões e reflexões. O que motivou essa investigação foi a necessidade de uma nova abordagem metodológica que atenda aos anseios dos alunos de modo que eles se tornem mais participativos e envolvidos nas atividades e reflexões em sala de aula. Do ponto de vista do referencial teórico, optou-se por uma revisão bibliográfica acerca de temas como tecnologias digitais aplicadas à educação (KENSKI, 2012), ciberespaço (LÉVY, 1999), ambiente virtual de aprendizagem (ALMEIDA, 2003) e ensino híbrido (BACICH; TANZI NETO; TREVISANI, 2015). A pesquisa, de natureza qualitativa, com características de pesquisa-participante, foi desenvolvida com uma turma do 2º ano do Ensino Médio articulado com Ensino Técnico de uma escola do Programa Dupla Escola da Rede Estadual de Educação. Os dados foram coletados por meio de fontes documentais, questionário e observações assistemáticas, a partir do diário de campo da pesquisadora, e sistemáticas, a partir dos relatórios emitidos pela plataforma Moodle, utilizada pelos alunos na realização das atividades. Tais atividades, desenvolvidas ao longo da pesquisa, integraram um curso de curta duração que culminou no produto educacional intitulado “Atividades de Filosofia no Moodle: momentos de troca e de reflexão”. A partir das análises realizadas, à luz da fundamentação teórica selecionada, foi possível concluir que essa abordagem híbrida de ensino colaborou para o aprimoramento da relação dos alunos com a disciplina, assim como da comunicação entre eles. Os resultados indicaram também que a estrutura técnica é importante para o desenvolvimento dessa proposta e que investimentos nessa área são necessários.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.858 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia. Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Híbridopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPlataforma Moodlept_BR
Título: dc.titleATIVIDADES DE FILOSOFIA NO MOODLE: MOMENTOS DE TROCA E DE REFLEXÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons