Guia prático para educação profissional: métodos de ensino a partir da educação ambiental crítica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFRJ - PROPECpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Patricia-
Autor(es): dc.contributor.authorBOMFIM, Alexandre Maia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-02-25T18:16:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-02-25T18:16:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-01-
identificador: dc.identifier.otherguia prático para educação profissionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431264-
Resumo: dc.description.abstractCaro(a) leitor(a), Este Produto Educacional é parte integrante da minha pesquisa intitulada “A Educação Profissional diante da Educação Ambiental Crítica: um estudo interdisciplinar de um curso técnico em Segurança do Trabalho numa Unida- de de Conservação”, inserida no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), sob a orientação do Professor Doutor Alexandre Maia do Bom- fim. O objetivo deste guia é propor atividades didáticas para se trabalhar com a Educação Ambiental tanto na sala de aula quanto em Unidades de Conservação. O foco está nos docentes que desejam e atuam dentro do Curso Técnico em Segurança do Trabalho (TST), ou em áreas afins, que sobre múltiplos olhares formam estudantes para o mundo do trabalho. Essas atividades foram sugeridas considerando uma Educação Ambiental que se propõe Crítica. Vale dizer que nenhuma atividade é crítica em si mesma, mas pode-se iniciar com essa intencionalidade, para que o docente sempre reveja sua prática. E a Educação Ambiental Críti- ca (EA-crítica), para cumprir seu papel de transformação, deve ser uma ferramenta de reflexão a todos que dela se utilizam, tal como ocorre durante o amadurecimento de uma borboleta ao despertar de seu casulo. Este guia se encontra dividido em duas partes. Na pri- meira, apresentamos os parâmetros norteadores para as atividades; na segunda, segue a proposta de elaboração do percurso didático na Unidade de Conservação (UC), com reflexos retornados à sala de aula. Esperamos que este material possa contribuir espe- cialmente na prática docente, que possa cooperar no crescimento de diferentes leitores interessados em Educa- ção Profissional e Educação Ambiental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent15.2MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectatividades de ensinopt_BR
Título: dc.titleGuia prático para educação profissional: métodos de ensino a partir da educação ambiental críticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROPEC - MPpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissionalpt_BR
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