O ensino da sociologia na educação de jovens e adultos em Arcoverde - PE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLefosse, Eduardo de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-01T15:01:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-01T15:01:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-31-
identificador: dc.identifier.otherensino de sociologiapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431260-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo compreender o processo de inserção da disciplina Sociologia no currículo escolar e de identificar como ocorre o ensino desse componente curricular na percepção dos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos, em um Centro de Educação de Jovens e Adultos e em duas escolas que oferecem turmas dessa modalidade de ensino na cidade de Arcoverde, Pernambuco. Foram feitas entrevistas com os professores, educadores de apoio e técnicos da Gerência Regional. As informações obtidas constituem o corpus de pesquisa, bem como um conjunto de documentos investigados. Fizemos uma leitura crítica dos discursos enunciados por esses documentos e das entrevistas para desvendarmos fatos que se produzem no processo educacional que constituem os currículos escolares. Foi feita a análise documental de leis, resoluções, decretos e documentos oficiais norteadores das ações pedagógicas e também do guia criado pelo MEC para a escolha dos livros didáticos a serem adotados pelas escolas. Muitas conquistas se efetivaram ao longo das últimas décadas no que se refere à garantia do ensino da Sociologia e sua inserção nos currículos escolares, contudo ainda há um caminho longo a ser percorrido quanto à formação de professores, tendo em vista mudanças de concepções dos que atualmente ensinam Sociologia, especialmente na EJA. Identificamos que os currículos estão impregnados por uma prática pedagógica, que prioriza o uso do livro didático, orientada por documentos que dificultam a autoria profissional do professor.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,82 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação de jovens e adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcurrículopt_BR
Título: dc.titleO ensino da sociologia na educação de jovens e adultos em Arcoverde - PEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional em ciências sociais para o ensino médiopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons