Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lefosse, Eduardo de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-01T15:01:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-01T15:01:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | ensino de sociologia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431260 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo compreender o processo de inserção da disciplina Sociologia no currículo escolar e de identificar como ocorre o ensino desse componente curricular na percepção dos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos, em um Centro de Educação de Jovens e Adultos e em duas escolas que oferecem turmas dessa modalidade de ensino na cidade de Arcoverde, Pernambuco. Foram feitas entrevistas com os professores, educadores de apoio e técnicos da Gerência Regional. As informações obtidas constituem o corpus de pesquisa, bem como um conjunto de documentos investigados. Fizemos uma leitura crítica dos discursos enunciados por esses documentos e das entrevistas para desvendarmos fatos que se produzem no processo educacional que constituem os currículos escolares. Foi feita a análise documental de leis, resoluções, decretos e documentos oficiais norteadores das ações pedagógicas e também do guia criado pelo MEC para a escolha dos livros didáticos a serem adotados pelas escolas. Muitas conquistas se efetivaram ao longo das últimas décadas no que se refere à garantia do ensino da Sociologia e sua inserção nos currículos escolares, contudo ainda há um caminho longo a ser percorrido quanto à formação de professores, tendo em vista mudanças de concepções dos que atualmente ensinam Sociologia, especialmente na EJA. Identificamos que os currículos estão impregnados por uma prática pedagógica, que prioriza o uso do livro didático, orientada por documentos que dificultam a autoria profissional do professor. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,82 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação de jovens e adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | currículo | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino da sociologia na educação de jovens e adultos em Arcoverde - PE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em ciências sociais para o ensino médio | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertacao_eduardo_lefosse.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431260/2/dissertacao_eduardo_lefosse.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons