A pesquisa como ferramenta para o ensino de sociologia no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSousa Holanda, Lilian Camilo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-01T14:30:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-01T14:30:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-22-
identificador: dc.identifier.othera pesquisa no ensino de sociologiapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431258-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação aborda a pesquisa como ferramenta de ensino para o ensino médio, investiga como ela é compreendida por professores da rede estadual de ensino da cidade de Petrolina-PE, que lecionam em áreas diversas do conhecimento, e questiona se os professores de Sociologia trazem algo de específico em relação a essa prática. As discussões sobre o ensino com pesquisa possuem uma longa trajetória na literatura educacional, tendo o professor como figura de destaque. A prática de pesquisa no ensino médio está, de maneira geral, voltada para a complementação dos conteúdos trabalhados pelo professor por meio de pesquisas na internet ou em livros, visando à coleta de informações, sem preocupação com o exercício do questionamento e da reflexão crítica. A pesquisa como ferramenta preocupa-se com o protagonismo discente, busca aguçar a curiosidade científica, a capacidade de questionamento, leva à construção de argumentos, ao contato com métodos de investigação e permite aos alunos, ainda, assumir um papel ativo no seu processo de aprendizagem. A partir de dados derivados da pesquisa bibliográfica sobre o tema, da análise dos documentos que orientam o ensino médio e de entrevistas semiestruturadas com professores, foi possível constatar que a pesquisa pode ser usada como ferramenta de ensino, mesmo em meio às adversidades enfrentadas pela educação e pela carreira docente. Ainda que não haja uma receita pronta ou um tipo de pesquisa ideal para o ensino médio, considera-se que ela possa ser aplicada em todas as áreas do conhecimento. Para que os docentes aperfeiçoem essa prática, é necessário proporcionar-lhes formação adequada. Porém, mesmo sem essa formação, o professor pode buscar maneiras de utilizar a pesquisa como ferramenta, estudando e experimentando técnicas de pesquisa no seu fazer diário, até que ela se torne parte do seu cotidiano.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,32 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectsociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpesquisapt_BR
Título: dc.titleA pesquisa como ferramenta para o ensino de sociologia no ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional em ciências sociais no ensino médiopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons