Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sousa Holanda, Lilian Camilo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-01T14:30:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-01T14:30:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-10-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | a pesquisa no ensino de sociologia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431258 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação aborda a pesquisa como ferramenta de ensino para o ensino médio, investiga como ela é compreendida por professores da rede estadual de ensino da cidade de Petrolina-PE, que lecionam em áreas diversas do conhecimento, e questiona se os professores de Sociologia trazem algo de específico em relação a essa prática. As discussões sobre o ensino com pesquisa possuem uma longa trajetória na literatura educacional, tendo o professor como figura de destaque. A prática de pesquisa no ensino médio está, de maneira geral, voltada para a complementação dos conteúdos trabalhados pelo professor por meio de pesquisas na internet ou em livros, visando à coleta de informações, sem preocupação com o exercício do questionamento e da reflexão crítica. A pesquisa como ferramenta preocupa-se com o protagonismo discente, busca aguçar a curiosidade científica, a capacidade de questionamento, leva à construção de argumentos, ao contato com métodos de investigação e permite aos alunos, ainda, assumir um papel ativo no seu processo de aprendizagem. A partir de dados derivados da pesquisa bibliográfica sobre o tema, da análise dos documentos que orientam o ensino médio e de entrevistas semiestruturadas com professores, foi possível constatar que a pesquisa pode ser usada como ferramenta de ensino, mesmo em meio às adversidades enfrentadas pela educação e pela carreira docente. Ainda que não haja uma receita pronta ou um tipo de pesquisa ideal para o ensino médio, considera-se que ela possa ser aplicada em todas as áreas do conhecimento. Para que os docentes aperfeiçoem essa prática, é necessário proporcionar-lhes formação adequada. Porém, mesmo sem essa formação, o professor pode buscar maneiras de utilizar a pesquisa como ferramenta, estudando e experimentando técnicas de pesquisa no seu fazer diário, até que ela se torne parte do seu cotidiano. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,32 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | pesquisa | pt_BR |
Título: dc.title | A pesquisa como ferramenta para o ensino de sociologia no ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em ciências sociais no ensino médio | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertacao_liliam_camilo.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431258/2/dissertacao_liliam_camilo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons