Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - PPGEB/CAp-UERJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Menezes, Natália Araújo de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Lincoln Tavares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-02-28T01:56:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-02-28T01:56:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO NATÁLIA MENEZESLincoln | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431252 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este manual é parte integrante da dissertação de Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp.UERJ), com o título As influências dos fatores territoriais na trajetória escolar dos alunos: o que os estudante nos revelam sobre isso?, orientada pelo Prof. Dr. Lincoln Tavares Silva. O produto é constituído por um manual que possui como objetivo central orientar atividades no ambiente escolar capazes de compreender como os fatores territoriais podem influenciar na trajetória dos alunos. A atividade desenvolvida envolve a utilização de um jogo conhecido como RPG (Role Playing Game ou Jogo de Representação). Através dele nos propomos a compreender as características dos alunos e quais as táticas (astúcias) utilizadas por eles para driblar as mais diferentes situações. Esperamos que este manual possa ajudar a escola e os professores a perceber como o território pode impor diferenças entre os alunos e, o quanto estas, dependendo de como tratadas, podem ser tornar desigualdades nas trajetórias dos alunos se não consideradas no cotidiano escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 665k | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Fatores territoriais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Território | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade Social | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Exclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão Precária | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Representações Sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Colégio Pedro II | pt_BR |
Título: dc.title | Manual de Prática para sala de Aula O uso do RPG na escola: possibilidades para a compreensão da influência dos fatores territoriais na trajetória escolar dos alunos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp.UERJ) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação/Geografia/Gestão Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO NATÁLIA MENEZESLincoln.pdf | Manual de Prática para sala de Aula O uso do RPG na escola: possibilidades para a compreensão da influência dos fatores territoriais na trajetória escolar dos alunos | 664,12 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431252/2/PRODUTO NATÁLIA MENEZESLincoln.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons