Manual de Prática para sala de Aula O uso do RPG na escola: possibilidades para a compreensão da influência dos fatores territoriais na trajetória escolar dos alunos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrograma de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - PPGEB/CAp-UERJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMenezes, Natália Araújo de-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Lincoln Tavares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-02-28T01:56:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-02-28T01:56:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-23-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO NATÁLIA MENEZESLincolnpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431252-
Resumo: dc.description.abstractEste manual é parte integrante da dissertação de Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp.UERJ), com o título As influências dos fatores territoriais na trajetória escolar dos alunos: o que os estudante nos revelam sobre isso?, orientada pelo Prof. Dr. Lincoln Tavares Silva. O produto é constituído por um manual que possui como objetivo central orientar atividades no ambiente escolar capazes de compreender como os fatores territoriais podem influenciar na trajetória dos alunos. A atividade desenvolvida envolve a utilização de um jogo conhecido como RPG (Role Playing Game ou Jogo de Representação). Através dele nos propomos a compreender as características dos alunos e quais as táticas (astúcias) utilizadas por eles para driblar as mais diferentes situações. Esperamos que este manual possa ajudar a escola e os professores a perceber como o território pode impor diferenças entre os alunos e, o quanto estas, dependendo de como tratadas, podem ser tornar desigualdades nas trajetórias dos alunos se não consideradas no cotidiano escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent665kpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFatores territoriaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTerritóriopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade Socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Precáriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectColégio Pedro IIpt_BR
Título: dc.titleManual de Prática para sala de Aula O uso do RPG na escola: possibilidades para a compreensão da influência dos fatores territoriais na trajetória escolar dos alunospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Ensino em Educação Básica do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp.UERJ)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação/Geografia/Gestão Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
PRODUTO NATÁLIA MENEZESLincoln.pdfManual de Prática para sala de Aula O uso do RPG na escola: possibilidades para a compreensão da influência dos fatores territoriais na trajetória escolar dos alunos664,12 kBAdobe PDF/bitstream/capes/431252/2/PRODUTO NATÁLIA MENEZESLincoln.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons