Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Univesidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Coimbra, Kamila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-02-27T19:55:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-02-27T19:55:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Práticas políticas repressivas do século XX e consciência histórica: um propositivo didático das aulas de história no Colégio Santa Cruz – Araguaína – TO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431249 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta como objeto de pesquisa o desenvolvimento da consciência histórica através da didática fílmica. Utiliza-se a teorização de Jörn Rusen, que compreende a aplicação da arte como elemento importante para o desenvolvimento da consciência histórica. Nos documentos da pesquisa ficou evidenciado em duas obras fílmicas: A menina que roubava livros e O ano em que meus pais saíram de férias. São obras que figuram as práticas repressivas em regimes autoritários, o nazismo na Alemanha e o regime militar no Brasil, respectivamente. A metodologia adotada na pesquisa foi a pesquisa participante, no qual o objeto empírico de conhecimento foi construído com os pesquisados no decorrer do trabalho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1070kKB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Arte fílmica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jörn Rusen | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Totalitarismo | pt_BR |
Título: dc.title | Práticas políticas repressivas do século XX e consciência histórica: um propositivo didático das aulas de história no Colégio Santa Cruz – Araguaína – TO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Práticas políticas repressivas do século XX e consciência histórica um propositivo didático das aulas de história no C.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFT, 2018 | 1,07 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431249/2/Práticas políticas repressivas do século XX e consciência histórica um propositivo didático das aulas de história no C.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons