Práticas políticas repressivas do século XX e consciência histórica: um propositivo didático das aulas de história no Colégio Santa Cruz – Araguaína – TO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUnivesidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCoimbra, Kamila-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-02-27T19:55:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-02-27T19:55:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherPráticas políticas repressivas do século XX e consciência histórica: um propositivo didático das aulas de história no Colégio Santa Cruz – Araguaína – TOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431249-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta como objeto de pesquisa o desenvolvimento da consciência histórica através da didática fílmica. Utiliza-se a teorização de Jörn Rusen, que compreende a aplicação da arte como elemento importante para o desenvolvimento da consciência histórica. Nos documentos da pesquisa ficou evidenciado em duas obras fílmicas: A menina que roubava livros e O ano em que meus pais saíram de férias. São obras que figuram as práticas repressivas em regimes autoritários, o nazismo na Alemanha e o regime militar no Brasil, respectivamente. A metodologia adotada na pesquisa foi a pesquisa participante, no qual o objeto empírico de conhecimento foi construído com os pesquisados no decorrer do trabalho.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1070kKBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArte fílmicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJörn Rusenpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTotalitarismopt_BR
Título: dc.titlePráticas políticas repressivas do século XX e consciência histórica: um propositivo didático das aulas de história no Colégio Santa Cruz – Araguaína – TOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons