Do Engenho Massagana ao porto Suape: a realidade local como temas para a aula de sociologia no ensino médio de Recife

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Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabuco-
Autor(es): dc.contributor.authorAracelli, Gomes da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-02-26T13:44:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-02-26T13:44:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-21-
identificador: dc.identifier.otherFormação conitnuada do professor no ensino médio-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431244-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal explorar alguns elementos da realidade local como temas para aulas de Sociologia no ensino médio, tendo como referência uma escola pública localizada no município do Cabo de Santo Agostinho, litoral sul de Pernambuco. A região abriga o Complexo Industrial Portuário de Suape, que vem modificando a realidade social, econômica e ambiental dessa porção do estado. Os objetivos específicos incluem 1) o diagnóstico das percepções dos estudantes a respeito dos significados sociais, econômicos e ambientais do Complexo Industrial Portuário de Suape para a região; 2) o levantamento de dados referentes ao município, à região e ao Complexo de Suape; 3) a identificação, nas orientações curriculares e nos livros didáticos de Sociologia (entendidos como currículo visível), de conceitos e teorias passíveis de serem mobilizados na interpretação dessa realidade local; 4) culminando na elaboração de uma sequência de aulas direcionada à turma do primeiro ano do ensino médio. Dessa forma, a proposta da sequência didática, intitulada “Suape: caminhos sinuosos”, consiste em mobilizar o estudante a refletir sobre processos sociais, ambientais e econômicos próprios da realidade atual da Mata Sul de Pernambuco, na medida do possível relacionando essas transformações, impactos e influências à realidade local e ao cotidiano dos alunos. A metodologia consiste em uma abordagem qualitativa e envolve a elaboração e análise da intervenção pedagógica, por meio da observação e registros das aulas. A sequência didática está dividida em três módulos: o primeiro, composto por dez aulas,em a finalidade de observar as percepções dos estudantes acerca de Suape, além de permitir conhecer a diversidade sociocultural do grupo de alunos. Por se tratar de um momento exploratório,essa primeira etapa não aborda diretamente os conceitos e teorias da Sociologia, focando apenas no tema em questão: os impactos do Complexo de Suape na região, observar a partir da percepção dos alunos. Após esse módulo, o módulo II da sequência didática trata de conceitos e teorias sociológicas que possam auxiliar os estudantes a interpretar esses impactos e influências. A arquitetura da sequência didática segue o modelo da perspectiva processual, que estabelece três fases para a composição da sequência: o planejamento, a aplicação e a avaliação correspondente ao módulo III. Os estudantes puderam perceber o porto de Suape para além de um empreendimento econômico, mas sim enxergar a sua tessitura sociológica. Assim, a importância deste trabalho consiste em propor uma abordagem contextualizada de conceitos e teorias sociológicas, por meio da inserção do cotidiano e das percepções dos próprios alunos no processo de transposição do conhecimento científico em conhecimento escolar.-
Tamanho: dc.format.extent1,68 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectComplexo Portuário de Suape-
Palavras-chave: dc.subjectensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectsequência didátiva-
Título: dc.titleDo Engenho Massagana ao porto Suape: a realidade local como temas para a aula de sociologia no ensino médio de Recife-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional em ciiências sociais para o ensino médio-
Vinculação:: dc.uab.SNuab-
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