SEQUÊNCIA DIDÁTICA ONLINE “MÃOS LIMPAS”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTANA, NERI DE SOUZA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-02-21T18:39:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-02-21T18:39:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-21-
identificador: dc.identifier.otherSEQUÊNCIA DIDÁTICA ONLINE “MÃOS LIMPAS”pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431226-
Resumo: dc.description.abstractEssa Produção Técnica Educacional (PTE) se pauta na construção de uma Sequência Didática On-line (SDO), com vistas a possibilitar uma simplificação no trabalho do professor com utilização de Tecnologias Digitais (TD) e uso de Sequências Didáticas (SD). Apresentamos, uma proposta para o ensino de Enfermagem, apoiada na estratégia didático-pedagógica Hands-on-Tec – Mãos nas tecnologias móveis, (CHEMIN; SANTOS ROSA; ROSA, 2016; ROSA; SANTOS ROSA; SOUZA, 2013; SANTOS ROSA; ROSA, 2013; SANTOS ROSA, 2016; SANTOS ROSA; ROSA; SALES, 2014) a qual visa integrar TD aos programas curriculares por meio de SDO, utilizando metodologias ativas. A proposição de uma SDO se seguiu a partir da consideração de criarmos uma SD, integrando TD móveis. Uma SD, de acordo com Zabala (2012, p. 275), é um “conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos”. Já o termo SDO condiz a essa mesma descrição de uma SD, contudo, ela é produzida e divulgada de forma on-line. Ou seja, a SDO é um recurso que além de orientar o planejamento didático do professor, o auxiliará no desenvolvimento de sua proficiência em relação ao domínio de TD direcionadas para o ensino e para a aprendizagem (SANTOS ROSA; LISBÔA; ROSA, 2017). Zabala (2010), salienta que o uso de SD no ensino tende a ser um instrumento para melhoria da prática educativa. Assim, a partir das definições apresentadas de SD e SDO, percebemos que este tipo de sistematização tende a facilitar e a organizar o trabalho do professor, estruturando suas atividades, considerando o planejamento, a aplicação e a avaliação, três elementos importantes de análise da prática educativa reflexiva. Desenvolvemos, assim, na íntegra, a estrutura proposta da SDO “Mãos limpas”, a qual se encontra publicada na plataforma Hands-on-Tec, disponível no endereço eletrônico Handstec.org. Essa SDO é composta por vídeos, links, imagens, questionamentos, textos de apoio e explicações úteis, publicada em modo público, acessível a quem se interessar. Dessa forma, esperamos que a SDO em conjunto com as estratégias - Hands-on-Tec e m-learning, possa se constituir de um instrumento de colaboração ao trabalho docente, podendo potencializar o trabalho pedagógico e auxiliar nas atividades dos estudantes no ensino e aprendizagem. Acreditamos que essa SDO, sob a temática de higienização das mãos, possa apoiar professores, não somente de Enfermagem, mas também de outras áreas da Saúde, visto que essa prática “é reconhecida, mundialmente, como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde” (ANVISA, 2017, p.7).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent667 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectM-learningpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHands-on-Tecpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática On-linept_BR
Palavras-chave: dc.subjectHigiene das mãospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA ONLINE “MÃOS LIMPAS”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino