HISTÓRIA - FERRAMENTA: E AGORA, FRANCISCO? CADERNO DE OFICINAS: ESTRATÉGIAS DE AUTORREGULAÇÃO DA SAÚDE E DE ATIVIDADE FÍSICA NA EJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro II-
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Italo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-02-26T16:47:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-02-26T16:47:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional - Italo dos Santos Rocha-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431218-
Resumo: dc.description.abstractA Educação Física Escolar pode contribuir para a melhoria dos estudantes que são atendidos na modalidade EJA. As justificativas para desenvolvimento desta pesquisa baseiam-se em orientações de vários documentos da Organização Mundial da Saúde que indicam a relevância social de pesquisas e ações que discutem sobre estratégias para a melhoria da saúde; necessidade de preenchimento de uma lacuna referente ao desenvolvimento de materiais educacionais que sirvam de suporte para que os docentes de Educação Física utilizem no seu planejamento de ensino; o levantamento de estudos demonstrou um aumento índice de inatividade física da população brasileira nos últimos anos. O produto educacional resultante desta pesquisa é um kit composto pela história-ferramenta E agora, Francisco? e um Caderno de oficinas para o desenvolvimento da temática atividade física e promoção da saúde no contexto da EJA. As principais estratégias autorregulatórias trabalhadas ao longo das oficinas foram o estabelecimento de metas e suporte social. O objetivo geral da pesquisa é analisar como o ensino das estratégias autorregulatórias estabelecimento de metas e suporte social pode contribuir para a apreensão de conhecimentos sobre a prática de atividades físicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já os objetivos específicos são: Construir uma história-ferramenta, voltada para a Educação de Jovens e Adultos, que tem como foco a problematização de conhecimentos sobre a prática de atividade física e a utilização de estratégias autorregulatórias estabelecimento de metas e suporte social para a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo; Elaborar e implementar oficinas voltadas para o ensino de estratégias autorregulatórias para a prática de atividade física na Educação de Jovens e Adultos, a partir da utilização da história-ferramenta E Agora, Francisco?; Analisar o processo de apreensão de conhecimentos sobre prática de atividade física, por estudantes da Educação de Jovens e Adultos, a partir da implementação das oficinas para o ensino das estratégias autorregulatórias. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, sob a referência do Estudo de Caso. A pesquisa utilizou cinco instrumentos de coleta de dados: portfólio autorregulatório, análise de documentos, entrevista por pautas em grupo, entrevista semiestruturada e o questionário IPAQ. A análise qualitativa dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016), com o apoio do software (webQDA). Os resultados apontam para o envolvimento progressivo dos participantes nas atividades propostas a partir do trabalho desenvolvido com a história-ferramenta; a identificação destes com o personagem principal e com o enredo da história; O conhecimento procedimental foi o mais apreendido nesta pesquisa de intervenção. Pode-se destacar que a subcategoria suporte social teve uma prevalência de 105 referências. O conhecimento declarativo foi pouco evidenciado, porém destaco a subcategoria atividade física que teve 31 referências, com muitos conteúdos relacionados aos benefícios proporcionados pela atividade física. O conhecimento condicional foi pouco referenciado. Recomendo que sejam realizados novos projetos de intervenção com maior período de intervenção; diferentes segmentos de ensino; utilização de outros métodos de pesquisa; utilização de diferentes estratégias autorregulatórias; produção de mais estudos voltados para a Educação Física Escolar na EJA.-
Tamanho: dc.format.extent441 KB-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias Autorregulatórias-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade Física-
Palavras-chave: dc.subjectEJA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleHISTÓRIA - FERRAMENTA: E AGORA, FRANCISCO? CADERNO DE OFICINAS: ESTRATÉGIAS DE AUTORREGULAÇÃO DA SAÚDE E DE ATIVIDADE FÍSICA NA EJA-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Física-
Aparece nas coleções:PPG Ensino