
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Italo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-02-26T16:47:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-02-26T16:47:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto educacional - Italo dos Santos Rocha | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431218 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A Educação Física Escolar pode contribuir para a melhoria dos estudantes que são atendidos na modalidade EJA. As justificativas para desenvolvimento desta pesquisa baseiam-se em orientações de vários documentos da Organização Mundial da Saúde que indicam a relevância social de pesquisas e ações que discutem sobre estratégias para a melhoria da saúde; necessidade de preenchimento de uma lacuna referente ao desenvolvimento de materiais educacionais que sirvam de suporte para que os docentes de Educação Física utilizem no seu planejamento de ensino; o levantamento de estudos demonstrou um aumento índice de inatividade física da população brasileira nos últimos anos. O produto educacional resultante desta pesquisa é um kit composto pela história-ferramenta E agora, Francisco? e um Caderno de oficinas para o desenvolvimento da temática atividade física e promoção da saúde no contexto da EJA. As principais estratégias autorregulatórias trabalhadas ao longo das oficinas foram o estabelecimento de metas e suporte social. O objetivo geral da pesquisa é analisar como o ensino das estratégias autorregulatórias estabelecimento de metas e suporte social pode contribuir para a apreensão de conhecimentos sobre a prática de atividades físicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já os objetivos específicos são: Construir uma história-ferramenta, voltada para a Educação de Jovens e Adultos, que tem como foco a problematização de conhecimentos sobre a prática de atividade física e a utilização de estratégias autorregulatórias estabelecimento de metas e suporte social para a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo; Elaborar e implementar oficinas voltadas para o ensino de estratégias autorregulatórias para a prática de atividade física na Educação de Jovens e Adultos, a partir da utilização da história-ferramenta E Agora, Francisco?; Analisar o processo de apreensão de conhecimentos sobre prática de atividade física, por estudantes da Educação de Jovens e Adultos, a partir da implementação das oficinas para o ensino das estratégias autorregulatórias. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, sob a referência do Estudo de Caso. A pesquisa utilizou cinco instrumentos de coleta de dados: portfólio autorregulatório, análise de documentos, entrevista por pautas em grupo, entrevista semiestruturada e o questionário IPAQ. A análise qualitativa dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016), com o apoio do software (webQDA). Os resultados apontam para o envolvimento progressivo dos participantes nas atividades propostas a partir do trabalho desenvolvido com a história-ferramenta; a identificação destes com o personagem principal e com o enredo da história; O conhecimento procedimental foi o mais apreendido nesta pesquisa de intervenção. Pode-se destacar que a subcategoria suporte social teve uma prevalência de 105 referências. O conhecimento declarativo foi pouco evidenciado, porém destaco a subcategoria atividade física que teve 31 referências, com muitos conteúdos relacionados aos benefícios proporcionados pela atividade física. O conhecimento condicional foi pouco referenciado. Recomendo que sejam realizados novos projetos de intervenção com maior período de intervenção; diferentes segmentos de ensino; utilização de outros métodos de pesquisa; utilização de diferentes estratégias autorregulatórias; produção de mais estudos voltados para a Educação Física Escolar na EJA. | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 441 KB | - |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias Autorregulatórias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atividade Física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | EJA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Título: dc.title | HISTÓRIA - FERRAMENTA: E AGORA, FRANCISCO? CADERNO DE OFICINAS: ESTRATÉGIAS DE AUTORREGULAÇÃO DA SAÚDE E DE ATIVIDADE FÍSICA NA EJA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Física | - |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto Educacional- Italo Rocha 2018.pdf | 440,87 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431218/2/Produto Educacional- Italo Rocha 2018.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: