LER PARA APRENDER: ESTRATÉGIAS DE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA O APERFEIÇOAMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPinto, Marla-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-02-26T16:41:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-02-26T16:41:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional - Marla Lobôsco Pintopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431217-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional foi construído no contexto de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II (MPPEB/CPII), programa de Pós-Graduação do qual a autora deste material foi aluna. Trata-se de um caderno de oficinas pedagógicas elaborado para professores, chamado Ler para aprender: estratégias de autorregulação da aprendizagem para o aperfeiçoamento da compreensão leitora. O caderno contém um planejamento didático estruturado com base no modelo autorregulatório de Pedro Rosário e várias sugestões de propostas de atividades para a utilização do livro de Moreira e Silva (2016) intitulado Um papo sobre estudar – Super dicas para você aprender a aprender melhor, desenvolvido para atender alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. O livro referido utiliza uma linguagem informal e bem humorada, buscando uma maior proximidade com interlocutor que se encontra na faixa etária aproximada de 9 a 11 anos. O livro tem o formato de um bate papo. As narrativas do material ilustram algumas vivências que a autora teve como aluna e como professora. Os diálogos procuram apresentar histórias e comentários que levam os alunos a refletirem sobre o processo de autorregulação da aprendizagem. É possível acessar o livro pelo link que segue: https://www.cp2.g12.br/blog/mpcp2/files/2017/03/2014_produtoeducacional_MARCELLE-MOREIRA_produto-1-ilovepdf-compressed.pdf No que se refere, especificamente, ao desenvolvimento da proficiência em leitura, o material utilizado como apoio às oficinas objetiva ampliar o repertório de estratégias autorregulatórias dos alunos. Algumas estratégias de leitura também são propostas. O livro Um papo sobre o estudar – Super dicas para você aprender a aprender melhor convida o leitor a estabelecer uma relação íntima com os textos lidos, conversando com eles e marcando-os. O objetivo principal deste Caderno de Oficinas é apresentar aos professores uma proposta de estruturação de aulas a partir do uso do livro, que visa também ao desenvolvimento de estratégias autorregulatórias e colaboração para o aperfeiçoamento da compreensão leitora dos estudantes nessa fase de escolaridade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.020 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Título: dc.titleLER PARA APRENDER: ESTRATÉGIAS DE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA O APERFEIÇOAMENTO DA COMPREENSÃO LEITORApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePortuguêspt_BR
Aparece nas coleções:PPG Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons