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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pinto, Leonardo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-02-26T16:38:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-02-26T16:38:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto educacional - LEONARDO FELIPE CORRÊA PINTO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431216 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Caro professor, o produto educacional que aqui apresentamos faz parte das Aulas Práticas já executadas em uma escola privada do Estado do Rio de Janeiro, localizada no Bairro de Bangu na disciplina biologia, pelo professor que vos fala. Ressaltamos que, parte das práticas apresentadas nesse produto constituíram a pesquisa de dissertação intitulada “PRATICANDO BIOLOGIA NO ESPAÇO ESCOLAR SEM O USO DE LABORATÓRIOS: POSSIBILIDADES PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA”, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do CPII. Faço, agora, uma breve apresentação a fim de elucidar o leitor sobre o que nos motivou a toda nossa pesquisa e à produção desse produto educacional. Sou formado no Curso de Ciências Biológicas, pela Universidade do Grande Rio, RJ, desde 2001. No período do curso me foram apresentados vários trabalhos práticos em campo e em laboratórios, além de práticas em zoologia, saúde e, também, participei de aulas práticas voltadas para questões pedagógicas, durante o curso de licenciatura. Para além de meras aulas conteudistas, percebi essas aulas práticas como sendo importantes pontes facilitadoras do meu aprendizado em relação aos conteúdos previstos no planejamento desse curso. Dessa forma, as aulas práticas se apresentaram para mim, durante a graduação, o fato de maior interesse e propiciador de melhor aprendizado. Toda essa vivência trouxe tal percepção para a construção de minhas aulas, enquanto professor, que a aplico, sempre que tenho oportunidade. Ao final do curso de formação superior, fui convidado a atuar como técnico de nível superior no Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Fisiologia e Farmacodinâmica, onde, como técnico de nível superior, trabalhei durante 4 anos em pesquisa experimental participando da elaboração e execução de experimentos dos alunos mestrandos e doutorandos desse laboratório. Durante meu período acadêmico, tanto na Universidade quando na Fundação Oswaldo Cruz, além dos anos em que atuei em curso de formação técnica, observei que as práticas em laboratórios e a vivência nos experimentos práticos, tornam mais simples a compreensão dos conteúdos e conceitos e, essas experiências levo para minhas práticas que elaboro junto aos alunos, como professor ao longo desses 18 anos de atuação. A partir de toda essa experiência em minha formação profissional, entendi que as Aulas Práticas são ferramentas facilitadoras na construção do conhecimento dos alunos e alunas; porém, também percebi, ao longo de minha vida profissional como professor, que existiam limitadores diversos para a construção e aplicação dessas práticas, principalmente por falta de espaços formais para a execução das mesmas. Assim, iniciamos (eu e os alunos e alunas) o processo de construção de Aulas Práticas que pudessem ser desenvolvidas nos espaços que a escola oferecia, com o intuito de transpor as barreiras que a falta de laboratórios nos oferecia. Podemos também compartilhar com os leitores outros entraves que nos levaram a pensar na aplicação de nossas Aulas Práticas no espaço escolar: as visitas em ambientes fora da escola, tais como em museus e zoológicos (que também são, na nossa opinião, importantes ferramentas para a construção do conhecimento de nossos alunos e alunas) algumas vezes geram importantes complicadores, como cobrança de valores a serem gastos com transporte e preparo de documentos necessários para que a escola se respalde em relação à segurança dos de seus alunos e alunas. Muitas vezes, a necessidade de tais procedimentos leva o docente a um desgaste e desistência da atividade, mesmo antes de sua elaboração. Ressalto esses entraves por já ter passado pelos mesmos por várias vezes e, que outros professores, que agora fazem a leitura desse trabalho, também já os enfrentaram. Ressaltamos que temos total clareza da importância dos laboratórios como espaços formais para execução de aulas práticas em ciências nas escolas e, não temos o interesse de desmerecer a presença desses espaços, porém, apontamos em nosso trabalho que a falta desses espaços não pode ser um obstáculo para a construção e execução de Aulas Práticas que integrem as nossas aulas de Biologia, sob a perspectiva da Alfabetização Científica. Manifestei interesse em fazer o MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO COLÉGIO PEDRO II, com o intuito de, por meio dessa pesquisa demostrar que Aulas Práticas, mesmo sem a utilização de um laboratório de ciências, podem tornar o processo de aprendizagem mais interessante, levando o aluno à curiosidade, que a meu ver, é um dos principais fatores necessários para que os alunos e alunas construam os conhecimentos propostos nos currículos escolares. Segundo Freire (2003), uma das estratégias para termos o maior interesse do aluno nos temas escolares é a aproximação da prática didática às questões cotidianas que fazem parte do espaço de vivência do aluno, e entendemos que uma importante estratégia para se obter essa aproximação, é a utilização das atividades práticas, na medida do possível, nas aulas de ciências. Sendo assim, esse produto educacional pretende fomentar a criação e aplicação de Aulas Práticas, a partir dos Conteúdos de Biologia para o Ensino Médio, com o propósito do alcance da Alfabetização Científica, que Attico Chassot (2003), Sasseron e Carvalho (2008 e 2011) definem como sendo o domínio de conhecimentos científicos e tecnológicos necessários para a formação do ser social e para o uso desse conhecimento na vida diária do cidadão e cidadã, para que esses possam interferir de forma crítica aos preceitos científicos e tecnológicos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3.321 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Título: dc.title | CADERNO DE ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRODUÇÃO DE AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA NO ESPAÇO ESCOLAR, SOB A PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Biologia | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| LEONARDO FELIPE2018PRODEDUC (2).pdf | 3.32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431216/2/LEONARDO FELIPE2018PRODEDUC (2).pdfDownload |
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