Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Anicélia Ferreira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-02-26T12:55:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-02-26T12:55:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | formação continuada para professores de sociologia no ensino médio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431215 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação compreende a análise de um projeto de intervenção executada no âmbito do Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio (MPCS), que consistiu no Curso de Aperfeiçoamento em Sociologia para o Ensino Médio. Esse curso de aperfeiçoamento foi ofertado no período de novembro de 2013 a maio de 2014, pelo IFPE campus Pesqueiro, no estado de Pernambuco, visando à formação continuada de professores pela Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (RENAFOR). Apontam-se a importância do curso como proposta de formação para professores de Sociologia e os motivos que levaram a sua elaboração e os resultados de sua realização. Para a análise do curso de aperfeiçoamento foram coletados dados por meio de questionários e realização de um grupo de discussão com os professores participantes. A abordagem foi feita durante e depois da realização do curso, tendo por base a perspectiva dos cursistas. De acordo com as circunstâncias sob as quais o curso foi desenvolvido, dá-se continuidade às discussões que cercam a temática da formação continuada de professores, alimentando-a com contribuições no campo de formação para o ensino de Sociologia no nível médio. Tomam-se como referências as diretrizes, leis, políticas de formação e demais regulamentações atuais, para pensar como esses fatores orientam, incentivam e apoiam as iniciativas que viabilizem a garantia de oferta de formação nessa área. A perspectiva dos professores participantes do curso e da pesquisa, contidas nos dados coletados nos questionários e grupo de discussão, possibilitaram entender que os professores que lecionam Sociologia no Ensino Médio representam um público que necessita de meios alternativos para aperfeiçoar sua prática e, consequentemente, melhorar a qualidade da educação básica, prioritariamente por meio de formações complementares baseadas em realidades e contextos específicos, respeitando-se as | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,15 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | renafor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | IFPE | pt_BR |
Título: dc.title | Contextos de possibilidades de formação continuada para professores de sociologia no ensino médio: a experiência do IFPE Campus Pesqueira | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em Ciências Sociais para o ensino médio | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertacao_anicelia_ferreira_da_silva_2015.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431215/2/dissertacao_anicelia_ferreira_da_silva_2015.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons