Contextos de possibilidades de formação continuada para professores de sociologia no ensino médio: a experiência do IFPE Campus Pesqueira

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Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Anicélia Ferreira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-02-26T12:55:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-02-26T12:55:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-10-
identificador: dc.identifier.otherformação continuada para professores de sociologia no ensino médiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431215-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação compreende a análise de um projeto de intervenção executada no âmbito do Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio (MPCS), que consistiu no Curso de Aperfeiçoamento em Sociologia para o Ensino Médio. Esse curso de aperfeiçoamento foi ofertado no período de novembro de 2013 a maio de 2014, pelo IFPE campus Pesqueiro, no estado de Pernambuco, visando à formação continuada de professores pela Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (RENAFOR). Apontam-se a importância do curso como proposta de formação para professores de Sociologia e os motivos que levaram a sua elaboração e os resultados de sua realização. Para a análise do curso de aperfeiçoamento foram coletados dados por meio de questionários e realização de um grupo de discussão com os professores participantes. A abordagem foi feita durante e depois da realização do curso, tendo por base a perspectiva dos cursistas. De acordo com as circunstâncias sob as quais o curso foi desenvolvido, dá-se continuidade às discussões que cercam a temática da formação continuada de professores, alimentando-a com contribuições no campo de formação para o ensino de Sociologia no nível médio. Tomam-se como referências as diretrizes, leis, políticas de formação e demais regulamentações atuais, para pensar como esses fatores orientam, incentivam e apoiam as iniciativas que viabilizem a garantia de oferta de formação nessa área. A perspectiva dos professores participantes do curso e da pesquisa, contidas nos dados coletados nos questionários e grupo de discussão, possibilitaram entender que os professores que lecionam Sociologia no Ensino Médio representam um público que necessita de meios alternativos para aperfeiçoar sua prática e, consequentemente, melhorar a qualidade da educação básica, prioritariamente por meio de formações complementares baseadas em realidades e contextos específicos, respeitando-se aspt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,15 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectsociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectrenaforpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIFPEpt_BR
Título: dc.titleContextos de possibilidades de formação continuada para professores de sociologia no ensino médio: a experiência do IFPE Campus Pesqueirapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional em Ciências Sociais para o ensino médiopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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