Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFRJ - PROPEC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Guimarães, Lucas Peres | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Castro, Denise Leal | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-02-25T19:07:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-02-25T19:07:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | lavoisier na sala de aula | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431214 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O material que se segue é fruto das reflexões e experiências do autor/professor em relação a experimentação como recurso metodológico para o ensino de química. Em sua vivência docente, em diversos momentos, se deparou com a necessidade de ir além daquela rotina das aulas experimentais, onde o aluno recebe um roteiro no qual todos os passos do processo da experimentação já estão descritos, e um “resultado correto” é esperado. Procurando dinamizar suas aulas, o autor buscou na História da Química a fonte de inspiração para desenvolver este material, deste modo a vida de Antoine Lavoisier, como ser humano e cientista, em um contexto histórico e social, serve de pano de fundo para o entendimento da Lei da Conservação das Massas. Este material vai além, e ainda tem a ambição de fazer o aluno se tornar o protagonista do seu aprendizado, a partir do momento em que ele (aluno) é levado a criar estratégias e levantar hipóteses para explicar o experimento que está sendo realizado. Desta forma este material apresenta inicialmente um texto onde se explica o porquê de se trabalhar através de uma sequência didática. Segue relacionando a experimentação ao ensino de Química, inserindo a História de Filosofia da Ciência como forma de demonstrar ao aluno que o conhecimento científico não é descoberto de uma forma mágica, por pessoas que possuem dons especiais, os “gênios”. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 500kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação básica | pt_BR |
Título: dc.title | Lavoisier na sala de aula: uma sequência didática envolvendo o cientista e a experimentação investigativa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROPEC - MP | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
lavoisier na sala de aula.pdf | texto de apoio | 485.02 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431214/2/lavoisier na sala de aula.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons