Lavoisier na sala de aula: uma sequência didática envolvendo o cientista e a experimentação investigativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFRJ - PROPECpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGuimarães, Lucas Peres-
Autor(es): dc.contributor.authorCastro, Denise Leal-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-02-25T19:07:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-02-25T19:07:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-01-
identificador: dc.identifier.otherlavoisier na sala de aulapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431214-
Resumo: dc.description.abstractO material que se segue é fruto das reflexões e experiências do autor/professor em relação a experimentação como recurso metodológico para o ensino de química. Em sua vivência docente, em diversos momentos, se deparou com a necessidade de ir além daquela rotina das aulas experimentais, onde o aluno recebe um roteiro no qual todos os passos do processo da experimentação já estão descritos, e um “resultado correto” é esperado. Procurando dinamizar suas aulas, o autor buscou na História da Química a fonte de inspiração para desenvolver este material, deste modo a vida de Antoine Lavoisier, como ser humano e cientista, em um contexto histórico e social, serve de pano de fundo para o entendimento da Lei da Conservação das Massas. Este material vai além, e ainda tem a ambição de fazer o aluno se tornar o protagonista do seu aprendizado, a partir do momento em que ele (aluno) é levado a criar estratégias e levantar hipóteses para explicar o experimento que está sendo realizado. Desta forma este material apresenta inicialmente um texto onde se explica o porquê de se trabalhar através de uma sequência didática. Segue relacionando a experimentação ao ensino de Química, inserindo a História de Filosofia da Ciência como forma de demonstrar ao aluno que o conhecimento científico não é descoberto de uma forma mágica, por pessoas que possuem dons especiais, os “gênios”.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent500kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação básicapt_BR
Título: dc.titleLavoisier na sala de aula: uma sequência didática envolvendo o cientista e a experimentação investigativapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROPEC - MPpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons