Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FAOUR, IVANA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-02-21T18:03:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-02-21T18:03:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO IVANA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431206 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Como exigência da apresentação de um produto final do Programa de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos, a partir da pesquisa realizada, propõese desenvolver um curso de extensão online denominado “A formação dos professores na escola: o papel do diretor escolar”, pela possibilidade de a pesquisadora atuar profissionalmente na universidade onde realizou o curso de Mestrado Profissional. O curso será gratuito e terá, como público-alvo, diretores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, alunos das licenciaturas e demais profissionais, com o objetivo de desenvolver um olhar reflexivo acerca do papel do diretor escolar na formação dos professores. Dessa forma, destacam-se aspectos da pesquisa realizada e da literatura que fundamentam a relevância da presente proposta. O diretor escolar ocupa o cargo hierarquicamente mais elevado no interior da escola, responsabilizando-se pelo bom funcionamento do espaço educacional. Consideram-se como aspectos fundamentais da prática do diretor escolar: dimensões vinculadas ao seu papel na escola, a forma como a direção escolar é exercida, as formas de direção escolar que levem em conta a especificidade político-pedagógica do espaço educativo e o interesse dos atores escolares. De acordo com estudos de Paro (2010), essas dimensões se fundamentam em razões técnicas e políticas, de forma que as razões técnicas estão impregnadas de conotações políticas e as razões políticas não se dissociam de suas implicações técnicas. Salienta-se que a formação e as atribuições do diretor escolar foram concebidas para um determinado papel, que não explicita nem reflete sobre sua característica de agente político, diante da administração de um espaço, cujo fim é prover educação, sendo, por excelência, uma ação democrática 3 (PARO, 2010). Todavia, para que a instituição escolar atinja seu objetivo, exige-se desse profissional uma mediação administrativa, referente à racionalização do trabalho e coordenação do esforço humano coletivo. Paro (2010) ressalta que, pela peculiaridade democrática da função do diretor escolar, esse profissional precisa ser democrático, pois sua legitimidade advém do consentimento daqueles que estão submetidos à sua direção. Nesse sentido, possibilitar a participação dos atores escolares nas discussões e tomadas de decisão no espaço educativo é um dos aspectos de essencial importância na prática do diretor escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 367KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | DIRETOR NA ESCOLA | pt_BR |
Título: dc.title | A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA ESCOLA: PAPEL DO DIRETOR ESCOLAR SANTOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL PRATICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ivana.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431206/2/ivana.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons