CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DE ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO PROFISSIONAL TÉCNICO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorREINALDI, MARIA ALDINETE DE ALMEIDA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-02-21T17:59:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-02-21T17:59:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-21-
identificador: dc.identifier.otherCURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DE ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO PROFISSIONAL TÉCNICOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431205-
Resumo: dc.description.abstractTendo em vista que a carreira do professor de Administração apresenta características bem próprias, quando comparadas a de professores de outras áreas, sobretudo às Licenciaturas (MEDRADO, 2012), a presente Produção Técnica Educacional (PTE), na modalidade de atividade de extensão, se insere na temática da formação docente, com enfoque no Ensino Técnico de Administração, e se apresenta como proposta de contribuição para a melhoria na formação e capacitação pedagógica de professores atuantes no Ensino Profissional Técnico de Administração da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná. De acordo com a resolução nº 6 de 20 de setembro de 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (DCN), a formação de professores exigida para atuar nessa modalidade de ensino se dará, “[...] em cursos de graduação e programas de licenciatura ou outras formas, em consonância com a legislação e com normas específicas definidas pelo Conselho Nacional de Educação” (BRASIL, 2012, p. 12). No art. 40, em seu parágrafo 2º, as DCN estabelecem ainda que, aos professores graduados não licenciados, em efetivo exercício da docência ou aprovados em concurso público, fica assegurado o direito de terem reconhecidos seus saberes profissionais em processos destinados à formação pedagógica ou à certificação da experiência docente, que poderão ser considerados equivalentes às licenciaturas. Entretanto, não esgota as possibilidades de qualificação profissional e desenvolvimento dos professores, competindo aos sistemas e instituições de ensino a organização e viabilização de ações destinadas à formação continuada desses professores. Com relação ao Ensino Profissionalizante ou Técnico, que é o campo de aplicação desse Produto Educacional, o mínimo exigido para investidura no cargo de professor, é que profissional de Administração seja apenas graduado, ou seja, tenha o título de bacharel, para que exerça a função de professor (SOARES et al., 2015). Especificamente para o Estado do Paraná, de acordo com o EDITAL Nº 11/2007 – GS/SEED, é obrigatório para efetivação no cargo, que durante o período de estágio probatório de três anos, o candidato aprovado no concurso para professor do quadro próprio do magistério apresente o Certificado de Conclusão do Programa Especial de Formação Pedagógica, para comprovação de Licenciatura Plena específica na subárea de inscrição. Considerando as exigências mínimas citadas, é comum que a maioria dos bacharéis em Administração, ao se formar, entre no mercado de trabalho atuando em uma empresa ou como profissional liberal. Entretanto, alguns resolvem ingressar na carreira docente, buscando uma colocação como professores, muitas vezes sem terem tido qualquer tipo de formação didático-pedagógica (SIGALA, 2012). Esta PTE justifica-se pelos resultados do estudo de nossa autoria (REINALDI; GIORDANI, 2017), que investigou como se dá a formação do administrador para a carreira docente e também identificou lacunas nesse processo de formação. Tratou-se de uma revisão sistemática da literatura, com buscas no banco de teses e dissertações da CAPES/MEC. Foram publicados 2.437 trabalhos nas áreas da Administração, Ciências Contábeis e Turismo, de 2012 a 2016, sendo que apenas 6 pesquisas abordavam o tema pesquisado. Nessas, os resultados apresentados mostram indícios de que muitos professores de Administração atuantes em cursos de graduação não têm formação pedagógica necessária para a atuação docente e, possivelmente, isso também ocorra com docentes de Cursos Técnicos de Administração. Diante do exposto, o Produto Técnico Educacional que se apresenta poderá constituir-se em uma importante contribuição tanto para a área da Administração como para a área do Ensino, pois propicia a reflexão sobre a importância da formação didático-pedagógica para profissionais administradores que são ou desejam tornar-se professores. Desta forma, objetivamos elaborar e desenvolver um Curso de Formação Pedagógica que integre todas as demandas da prática docente atual, citadas nos trabalhos analisados nesta pesquisa, possibilitando assim a inserção de componentes didático-pedagógicos que atendam aos princípios norteadores da Educação Profissional Técnica (BRASIL, 2012), visando contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem no âmbito da formação de profissionais da Administração. Este documento referente à PTE está organizado em dois capítulos. No primeiro, apresentamos brevemente a fundamentação teórica e metodológica utilizada para elaboração do Produto Educacional. Já no segundo capítulo, apresentamos a PTE, que corresponde a um Curso de Formação Pedagógica para Professores atuantes no Ensino Técnico de Administração. Por fim, apresentamos os resultados esperados com a aplicação deste Produto.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.714 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docente.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessores.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Profissionalizantept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdministraçãopt_BR
Título: dc.titleCURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DE ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO PROFISSIONAL TÉCNICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
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