
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná (Campus Cornélio Procópio) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Adriana Fratoni dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-02-16T12:58:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-02-16T12:58:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-16 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Proposta de curso formativo para a inserção de temáticas científicas no ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431143 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O trabalho docente é constituinte da prática educacional que objetiva a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos. Esse trabalho inclui o planejamento das atividades que serão realizadas em sala, sobretudo, para que o professor tenha uma visão clara do que ensinar e como ensinar. Neste produto educacional apresentamos uma proposta de curso formativo (curso de extensão), inicialmente voltado a estudantes de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia, sobre a articulação de temáticas científicas recentes das Ciências Naturais nos programas curriculares das aulas de Ciências. Nosso objetivo consiste em promover uma ação pedagógica formativa direcionada para que esses futuros professores sejam sensíveis à necessidade de contextualizar os conteúdos científicos a partir de um diálogo perene com as propostas curriculares. Ou seja, a partir da problematização deste assunto na formação inicial, almejamos oferecer contribuições teóricas e práticas que referenciem o planejamento de atividades de ensino. Destacamos que as ações pedagógicas que auxiliam este curso estão em conformidade com os indicativos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a respeito de produtos educacionais a serem desenvolvidos em um mestrado profissional, que permite adotar princípios para a formação de professores, neste caso a formação inicial, com vistas à inclusão de temáticas científicas recentes no âmbito do ensino de Ciências Naturais. Logo, ao mesmo tempo em que compreende uma proposta formativa aos participantes da pesquisa, como parte de sua formação inicial, constitui-se como a produção técnica educacional de nossa investigação. Face ao exposto, torna-se necessário discutir a inclusão dessa temática no contexto escolar. Então, nada mais pertinente que abordar o assunto durante a formação inicial, suscitando reflexões daquilo que é disseminado no campo científico e que poderia enriquecer o ensino de Ciências. Tais observações têm estimulado discussões sobre a importância da pesquisa na formação inicial de professores como parte integrante da formação, no sentido de promover uma ligação entre os conhecimentos tradicionais e o contexto atual, a fim que os futuros professores desempenhem um trabalho coerente com seu tempo. Com base nessas discussões, organizamos este produto educacional, um curso de extensão intitulado “Formação de Professores para a inclusão de temáticas científicas recentes no âmbito do ensino de Ciências Naturais”, como forma de problematizar a discussão em torno da temática, bem como oferecer subsídios teóricos para o planejamento docente de tal forma que inclua os conteúdos recentemente desenvolvidos no âmbito das Ciências Naturais na sua prática docente. Esta proposta interventiva tem por objetivo: - Apresentar um curso de extensão formativo voltado a estudantes de cursos de Licenciatura em Pedagogia e Ciências Biológicas, com foco no ensino de Ciências Naturais, frente aos novos conhecimentos recentemente desenvolvidos nas áreas de referência dessas Ciências; - Propiciar discussões acerca da importância de se considerar os conhecimentos científicos recentemente desenvolvidos nas aulas de Ciências; - Discutir os cuidados didáticos e pedagógicos necessários para o trabalho, em sala de aula, com os conteúdos científicos recentemente sistematizados e divulgados pelas comunidades científicas; - Trabalhar diferentes estratégias de ensino que favoreçam a abordagem didática dos conteúdos científicos recentes; - Promover formação docente em Ciências Naturais (no âmbito da formação inicial) no que diz respeito ao trabalho pedagógico com conteúdos recentemente desenvolvidos pelas áreas de referência; - Realizar o curso e avaliar os desdobramentos dessa proposta pedagógica formativa. Nesse sentido, levamos em conta que a elaboração das atividades no movimento da inclusão desses conteúdos recentes na história será oportunizada no curso de extensão por meio da sistematização em módulos, a fim de aspirar aos pressupostos de uma educação científica contextual. O curso em questão foi inicialmente aplicado a estudantes dos cursos de Pedagogia e de Ciências Biológicas de uma Universidade estadual da região norte do Estado do Paraná. Na Dissertação que acompanha esta Produção Técnica Educacional (disponível em https://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino-dissertacoes), o leitor encontrará detalhes de toda a pesquisa empreendida, desde as revisões bibliográficas até a sistematização e aplicação do referido curso de extensão. Desejamos a todos(as) uma ótima leitura! Profa. Ma. Adriana Fratoni dos Santos | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3.847 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação Inicial de professores | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Temáticas científicas recentes | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Contextualização do Currículo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Curso | pt_BR |
| Título: dc.title | Produção técnica educacional: proposta de curso formativo para a inserção de temáticas científicas no ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto Educacional Adriana Fratoni dos Santos.pdf | 3.85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431143/2/Produto Educacional Adriana Fratoni dos Santos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons