Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Metropolitana de Santos | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, CARLA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CARRAMILLO-GOING, LUANA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-02-14T00:11:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-02-14T00:11:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Releituras da Vida | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431106 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa teve como objetivo investigar as estratégias e as práticas docentes utilizadas por professores de arte para o desenvolvimento do processo criativo e da autonomia do aluno da educação de jovens e adultos. Foram consultados teóricos nas seguintes áreas: Arte-educação, EJA e Práticas Docentes, tais como Freire (1996; 2016), Zabala (1998), Fazenda (2013), Barbosa (2009), Pillar (2012; 2014), Santaella (2012), Ostrower (2009), entre outros. A metodologia desenvolveu-se a partir de uma pesquisa qualitativa, com delineamento de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A coleta de dados foi realizada com 62 sujeitos, entre doze professores de Arte e cinquenta alunos da educação de jovens e adultos da Baixada Santista, apresentando cinco categorias. Em meio às fragilidades encontradas, foi proposto o produto, o projeto intitulado “Releituras da Vida”, que traz como finalidade ampliar o repertório dos docentes de arte com ideias e propostas, que poderão ser adaptadas conforme a necessidade das aulas e ainda auxiliarão a direcionar o olhar dos alunos da EJA, de um modo diferenciado, artístico e criativo, às artes no cotidiano escolar e social. Um projeto que promova no aluno um olhar mais sensível e admirável ao mundo colorido das Artes, ao identificar que esta é a base para valorizar a vida escolar e social. Criar esta perspectiva pode se tornar a função primordial de quem vislumbra um brilho especial nas aulas: o arte-educador. Desta forma, foi pensado o meio para se utilizar a obra dos artistas da Baixada Santista, pois o aluno identificará a Arte de sua própria cidade, por conta das atividades desenvolvidas em sala de aula. Ou seja, as vivências da arte no próprio cotidiano do aluno figuram como fator decisivo na escolha dos artistas, de acordo com a sua importância na Baixada Santista, mediante suas histórias de vida e representatividade na cidade, como os consagrados Alfredo Volpi (1896-1988), Benedito Calixto (1853-1927), bem como os artistas da atualidade Mário Gruber (1927-2011), Rica Mota (1953), Nice Lopes (1970) e Leandro Shesko (1985), artistas locais que contribuíram com produções e divulgaram a Baixada Santista, tendo suas obras espalhadas pela cidade de Santos e na representação do Brasil no exterior. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1948 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Arte-educação. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Releitura. | pt_BR |
Título: dc.title | RELEITURAS DA VIDA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Conclusão e Defesa de Mestrado aprovada pela banca examinadora | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CARLA BAZILIO EDUCAPES.pdf | RELEITURA DA VIDA - | 1.95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431106/2/CARLA BAZILIO EDUCAPES.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons