GESTÃO EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL - GETI

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Metropolitana de Santospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPAULO, ELIANA-
Autor(es): dc.contributor.authorCARRAMILLO-GOING, LUANA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-02-14T00:45:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-02-14T00:45:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-19-
identificador: dc.identifier.otherGESTÃO EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL - GETIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431087-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa analisa as Políticas Públicas referentes à educação integral em tempo integral do Município de Santos, além de considerar o papel do governo ao promover ações a fim de concretizar a educação integral no município. O objetivo deste estudo consiste em Investigar os desafios enfrentados pela gestão que atua na escola pública de tempo integral, no município de Santos, e quais os caminhos para superá-los, buscando-se executar uma política pública que atenda às necessidades do sujeito em formação. Tem como suporte teórico Gadotti (2009), Moll (2009), Lück (2009), Felício (2017), Quaresma (2015), Parente (2016) e Vieira (2007) no que se refere à concepção da educação integral e da gestão escolar. O método empregado é qualitativo, com delineamento de acordo com a Análise de Conteúdo de Bardin (2006). O procedimento adotado dá-se por meio de entrevistas semiestruturadas com as equipes gestoras de três unidades de ensino do município, sendo seus membros: o diretor, o assistente de direção, o coordenador pedagógico e o orientador educacional. A coleta busca a visão dos gestores em relação às Políticas Públicas na concepção da Educação Integral. Como resultado, chegou-se à definição de quatro categorias: 1ª Concepções políticas sociais e financeiras sobre educação integral na visão do gestor; 2ª Práticas de gestão na escola de tempo integral articuladas com as normas e legislações vigentes; 3ª Planejamento, organização, monitoramento de processos da gestão escolar e 4ª Tipologias das Políticas Públicas de Educação Integral em tempo integral. Apresenta-se como hipótese a contribuição do investimento na formação da equipe gestora voltada a uma prática articulada com seus membros na atuação da escola de tempo integral, como forma de vencer os desafios na consolidação dessa política pública. Observa-se que a fragilidade apresentada como evidência está relacionada à falta de conhecimento por parte das equipes gestoras para desenvolver suas competências conceituais no que se refere à educação em todas as dimensões de seu trabalho. Assim como, verifica-se como imprescindível a participação do Município ao tomar para si a responsabilidade de formar e capacitar esses gestores. O produto desenvolvido vai ao encontro dessa fragilidade, visando à elaboração de um curso para gestores, com período de um ano de formação, como condição para o ingresso em escola de tempo integral.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent327 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Integral.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestão Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
Título: dc.titleGESTÃO EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL - GETIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamentalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado Profissional validada por banca examinadora,pt_BR
Aparece nas coleções:Ensino

Arquivos associados:
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