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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Metropolitana de Santos | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PAULO, ELIANA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CARRAMILLO-GOING, LUANA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-02-14T00:45:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-02-14T00:45:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | GESTÃO EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL - GETI | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431087 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa analisa as Políticas Públicas referentes à educação integral em tempo integral do Município de Santos, além de considerar o papel do governo ao promover ações a fim de concretizar a educação integral no município. O objetivo deste estudo consiste em Investigar os desafios enfrentados pela gestão que atua na escola pública de tempo integral, no município de Santos, e quais os caminhos para superá-los, buscando-se executar uma política pública que atenda às necessidades do sujeito em formação. Tem como suporte teórico Gadotti (2009), Moll (2009), Lück (2009), Felício (2017), Quaresma (2015), Parente (2016) e Vieira (2007) no que se refere à concepção da educação integral e da gestão escolar. O método empregado é qualitativo, com delineamento de acordo com a Análise de Conteúdo de Bardin (2006). O procedimento adotado dá-se por meio de entrevistas semiestruturadas com as equipes gestoras de três unidades de ensino do município, sendo seus membros: o diretor, o assistente de direção, o coordenador pedagógico e o orientador educacional. A coleta busca a visão dos gestores em relação às Políticas Públicas na concepção da Educação Integral. Como resultado, chegou-se à definição de quatro categorias: 1ª Concepções políticas sociais e financeiras sobre educação integral na visão do gestor; 2ª Práticas de gestão na escola de tempo integral articuladas com as normas e legislações vigentes; 3ª Planejamento, organização, monitoramento de processos da gestão escolar e 4ª Tipologias das Políticas Públicas de Educação Integral em tempo integral. Apresenta-se como hipótese a contribuição do investimento na formação da equipe gestora voltada a uma prática articulada com seus membros na atuação da escola de tempo integral, como forma de vencer os desafios na consolidação dessa política pública. Observa-se que a fragilidade apresentada como evidência está relacionada à falta de conhecimento por parte das equipes gestoras para desenvolver suas competências conceituais no que se refere à educação em todas as dimensões de seu trabalho. Assim como, verifica-se como imprescindível a participação do Município ao tomar para si a responsabilidade de formar e capacitar esses gestores. O produto desenvolvido vai ao encontro dessa fragilidade, visando à elaboração de um curso para gestores, com período de um ano de formação, como condição para o ingresso em escola de tempo integral. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 327 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Integral. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
Título: dc.title | GESTÃO EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL - GETI | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado Profissional validada por banca examinadora, | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
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ELIANA APARECIDA MIRANDA PAULO -EDUCAPES.pdf | GESTÃO EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL - GETI Proposta de Ensino | 326.92 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431087/2/ELIANA APARECIDA MIRANDA PAULO -EDUCAPES.pdfDownload |
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