A escola encontra o passado no cinema: “Luz, Câmera... Educação!”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBrossa, João Misael da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-02-05T18:24:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-02-05T18:24:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherA escola encontra o passado no cinema: “Luz, Câmera... Educação!”pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431044-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho analisa as formas como material didático “Luz, Câmera... Educação!”, produzido entre 2008 e 2015, constrói conhecimento sobre o passado em suas propostas de atividades com cinema para as aulas de história. Esse material didático faz parte do subprojeto “O Cinema à Vai Escola”, e é um dos três braços criados pelo projeto “Cultura é Currículo”, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. “O Cinema Vai à Escola” distribuiu às escolas de ensino médio do estado de São Paulo equipamentos e acervo de filmes em formato DVD junto com um material didático de apoio. Esse material, intitulado “Luz, Câmera... Educação!”, desenvolvido entre 2008 e 2015, consiste em quatro cadernos propostos para uso do professor, os quais problematizam o cinema e seus usos na educação, bem como fornecem encaminhamentos de prescrições, com mais quatro conjuntos de roteiros prescritivos avulsos, destacando como os filmes selecionados podem ser utilizados em sala de aula. O “Luz, Câmera… Educação!” está dividido em várias publicações, e quatro delas, devidamente encadernadas, foram lançadas: os números 1 e 4 do “Caderno de Cinema do Professor”, contendo prescrições de atividades valendo-se de filmes; e o “Caderno de Cinema do Professor” 2 e 3, contendo uma série de artigos e entrevistas sobre os usos e as características do cinema. Os conteúdos das publicações mencionadas, as atividades, os artigos e as entrevistas dirigidas para as aulas de história, especialmente as que têm como foco as narrativas e as atividades sobre o passado, são o objeto desta dissertação. As percepções de passado criadas por esse grupo prescritivo são ponto central deste trabalho, uma vez que suas propostas de atividades buscam construir conhecimentos sobre o passado valendo-se de filmes. Logo, a relação criada entre passado e presente nas atividades baseando-se nos filmes prescritos constitui o eixo principal do presente trabalho. Aliado a isso, refletir sobre os usos e desusos do cinema nas aulas de história compõe esse eixo central apresentado, buscando não apenas formas, mas propostas para os usos do cinema na prática docente, tendo como foco a autonomia docente, o letramento midiático e as problemáticas envolvidas nos usos comuns do cinema na educação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,12 MB (80 páginas)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCinemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLinguagenspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento Midiáticopt_BR
Título: dc.titleA escola encontra o passado no cinema: “Luz, Câmera... Educação!”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons