Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Paraná - Unespar | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva Lima, Keila da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Kobelinski, Michel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-02-06T11:22:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-02-06T11:22:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação_Keila | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431026 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo geral desta dissertação é analisar as imagens do município de Boa Esperança-PR a partir da exposição fotográfica e das coleções fotográficas da Casa da Cultura Francisco Peixoto Sobrinho à luz dos conceitos da Museologia e do Ensino de História Local. A base teórica para essa discussão se respalda em autores que trabalham com Ensino de História em diferentes espaços de memória e educação patrimonial, dentre os quais destacamos: Horta (1999), Schmidt (2009), Bittencourt (2002), Possamai (2010) e Museums and Galleries Commission (2001). A coleção de fotografias da Casa da Cultura abrange temas e períodos diversificados. Para nossa pesquisa, utilizaremos as que se situam no período compreendido entre os anos de 1997 e 2018, momento do registro de grande parte das imagens expostas e arquivadas. A linguagem da exposição fotográfica se constitui a partir de ideais de urbanidade e imaginabilidade e representam mudanças urbanas que ocorreram na cidade. Neste trabalho, pretende-se analisar a legibilidade urbana representada nas fotografias com a intenção de compreender os discursos, por meio das imagens e a própria organização de espaço urbano pelo poder público. Nessa perspectiva, procurar-se-á averiguar como se manifesta a imaginação dos estudantes ao entrarem em contato com o acervo de tal espaço cultural. A aplicação do projeto envolve alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental (8º E.F.), seu embasamento teórico-metodológico parte das leituras de Lynch (1997), Certeau (1998), Barthes (1982) e Kossoy (2009). Entre os produtos resultantes do projeto, destacam-se a exposição fotográfica na Casa da Cultura Francisco Peixoto Sobrinho e a elaboração de uma cartilha em formato flippingbook, disponível em plataforma online, comportando atividades realizadas na escola, na Casa da Cultura e em alguns pontos da cidade (saídas de campo). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Exposição fotográfica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginabilidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Casa da Cultura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Boa Esperança-PR | pt_BR |
Título: dc.title | IMAGENS DA CIDADE DE BOA ESPERANÇA (PR): as exposições fotográficas da Casa da Cultura Francisco Peixoto Sobrinho e o Ensino de História (1997-2018) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons