Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Univesidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Nice | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-02-01T18:55:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-02-01T18:55:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cinema e Ensino de História na Escola Graça Aranha em Imperatriz – MA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431024 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como tema o uso do cinema como recurso didático no ensino de História. Identifica-se que os filmes têm sido bastante empregados nas aulas de História, contudo, geralmente, os professores não problematizam a linguagem cinematográfica, usando-a como mera ilustração do processo histórico. Visando perscrutar o potencial comunicativo da narrativa fílmica na educação básica, de forma a estimular os alunos a interagirem com a imagem de forma crítica, essa investigação tomou como objeto de estudo as metodologias aplicadas, com esse recurso, pelos professores nas aulas de História, na escola Graça Aranha, em Imperatriz-MA. Os dados coletados foram adquiridos nas rodas de conversa feitas com os professores da área de Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia). Nas rodas de conversa, foram analisadas as estratégias didáticas operadas por esses educadores, a partir de seus relatos e experiências. Discute-se, também, nesta dissertação, a trajetória e as prescrições dos filmes como recurso pedagógico nos livros didáticos, tomando como exemplo dois manuais da 3ª série do ensino médio, intitulados Oficina da História (2013) e História das Cavernas ao terceiro milênio (2010). Esses manuais foram selecionados por serem os livros utilizados pelos professores de História do Centro de Ensino Graça Aranha, que são sujeitos dessa investigação. Nota-se que o livro didático ainda é um referencial importante para os professores, pois todos os docentes participantes da pesquisa exploram esse recurso pedagógico. Como produto final dessa dissertação, elaborou-se uma proposta de efetivação do projeto “Luzes, Câmera e Educação”. Além disso, apurou-se que as rodas de conversa constituem um procedimento interessante para a proposição de metodologias e de melhorias no ensino de História, que pode ser implementada na formação continuada dos professores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1237 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagens | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filme | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos Didáticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias de Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | Cinema e Ensino de História na Escola Graça Aranha em Imperatriz – MA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Cinema e Ensino de História na Escola Graça Aranha em Imperatriz - MA.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistoria - UFT, 2018 | 1,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431024/2/Cinema e Ensino de História na Escola Graça Aranha em Imperatriz - MA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons