Cinema e Ensino de História na Escola Graça Aranha em Imperatriz – MA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUnivesidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Nice-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-02-01T18:55:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-02-01T18:55:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherCinema e Ensino de História na Escola Graça Aranha em Imperatriz – MApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431024-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como tema o uso do cinema como recurso didático no ensino de História. Identifica-se que os filmes têm sido bastante empregados nas aulas de História, contudo, geralmente, os professores não problematizam a linguagem cinematográfica, usando-a como mera ilustração do processo histórico. Visando perscrutar o potencial comunicativo da narrativa fílmica na educação básica, de forma a estimular os alunos a interagirem com a imagem de forma crítica, essa investigação tomou como objeto de estudo as metodologias aplicadas, com esse recurso, pelos professores nas aulas de História, na escola Graça Aranha, em Imperatriz-MA. Os dados coletados foram adquiridos nas rodas de conversa feitas com os professores da área de Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia). Nas rodas de conversa, foram analisadas as estratégias didáticas operadas por esses educadores, a partir de seus relatos e experiências. Discute-se, também, nesta dissertação, a trajetória e as prescrições dos filmes como recurso pedagógico nos livros didáticos, tomando como exemplo dois manuais da 3ª série do ensino médio, intitulados Oficina da História (2013) e História das Cavernas ao terceiro milênio (2010). Esses manuais foram selecionados por serem os livros utilizados pelos professores de História do Centro de Ensino Graça Aranha, que são sujeitos dessa investigação. Nota-se que o livro didático ainda é um referencial importante para os professores, pois todos os docentes participantes da pesquisa exploram esse recurso pedagógico. Como produto final dessa dissertação, elaborou-se uma proposta de efetivação do projeto “Luzes, Câmera e Educação”. Além disso, apurou-se que as rodas de conversa constituem um procedimento interessante para a proposição de metodologias e de melhorias no ensino de História, que pode ser implementada na formação continuada dos professores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1237 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLinguagenspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilmept_BR
Palavras-chave: dc.subjectRecursos Didáticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias de Ensinopt_BR
Título: dc.titleCinema e Ensino de História na Escola Graça Aranha em Imperatriz – MApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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