MATERIAL INSTRUCIONAL PARA O PROFESSOR DE 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E AS HIPÓTESES DA ESCRITA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Metropolitana de Santospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNETO, Paula Faustino-
Autor(es): dc.contributor.authorNATÁRIO, Elisete Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-01-27T19:45:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-01-27T19:45:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherAprendizagem Significativa e Hipóteses da Escritapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431003-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional buscou atender as necessidades levantadas na pesquisa de mestrado que teve como discutir a prática pedagógica de professores do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Santos - SP, sob a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Participaram quatro professoras que trabalham com o 1º e 2º anos do ensino fundamental de uma unidade escolar situada na área continental de Santos - SP. Elas responderam a uma entrevista semiestruturada na própria escola atendendo a três eixos: fundamentos, estratégias e desdobramentos da aprendizagem significativa. Os resultados mostraram que para as professoras, a aprendizagem significativa refere-se a uma aprendizagem cujo conteúdo a ser estudado deva ter uma significatividade lógica ou psicológica e deva estar inserido no contexto histórico e cultural do aluno. As estratégias de ensino utilizadas por todas educadoras foram os organizadores prévios que foram planejados segundo dados obtidos na sondagem escolar - instrumento diagnóstico dos conhecimentos da criança referente ao sistema de escrita – e trabalhados por meio de listas de palavras com mesmo campo semântico, letras móveis. Em relação aos desdobramentos da aprendizagem significativa, houve construção de conhecimentos novos, ampliação de conhecimentos prévios, segundo as professoras, visto que todas as crianças avançaram nas hipóteses da escrita. Considera-se que a prática dessas educadoras estava voltada a uma aprendizagem significativa no que se refere aos alunos conseguirem integrar os conhecimentos novos aos seus conhecimentos prévios; o conteúdo foi substancial e não arbitrário; o uso da estratégia ‘organizador prévio’ permitiu uma ponte cognitiva entre o que o aluno sabe e o que precisa saber. No entanto, há necessidade de se investir em maior respaldo teórico e de atividades da prática docente que articulem a teoria e a prática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.251 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagem significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprática docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjecthipótese da escritapt_BR
Título: dc.titleMATERIAL INSTRUCIONAL PARA O PROFESSOR DE 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E AS HIPÓTESES DA ESCRITApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Prática Docente no Ensino Fundamentalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
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