Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Metropolitana de Santos | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NETO, Paula Faustino | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NATÁRIO, Elisete Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-01-27T19:45:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-01-27T19:45:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Aprendizagem Significativa e Hipóteses da Escrita | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431003 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional buscou atender as necessidades levantadas na pesquisa de mestrado que teve como discutir a prática pedagógica de professores do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Santos - SP, sob a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Participaram quatro professoras que trabalham com o 1º e 2º anos do ensino fundamental de uma unidade escolar situada na área continental de Santos - SP. Elas responderam a uma entrevista semiestruturada na própria escola atendendo a três eixos: fundamentos, estratégias e desdobramentos da aprendizagem significativa. Os resultados mostraram que para as professoras, a aprendizagem significativa refere-se a uma aprendizagem cujo conteúdo a ser estudado deva ter uma significatividade lógica ou psicológica e deva estar inserido no contexto histórico e cultural do aluno. As estratégias de ensino utilizadas por todas educadoras foram os organizadores prévios que foram planejados segundo dados obtidos na sondagem escolar - instrumento diagnóstico dos conhecimentos da criança referente ao sistema de escrita – e trabalhados por meio de listas de palavras com mesmo campo semântico, letras móveis. Em relação aos desdobramentos da aprendizagem significativa, houve construção de conhecimentos novos, ampliação de conhecimentos prévios, segundo as professoras, visto que todas as crianças avançaram nas hipóteses da escrita. Considera-se que a prática dessas educadoras estava voltada a uma aprendizagem significativa no que se refere aos alunos conseguirem integrar os conhecimentos novos aos seus conhecimentos prévios; o conteúdo foi substancial e não arbitrário; o uso da estratégia ‘organizador prévio’ permitiu uma ponte cognitiva entre o que o aluno sabe e o que precisa saber. No entanto, há necessidade de se investir em maior respaldo teórico e de atividades da prática docente que articulem a teoria e a prática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.251 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | prática docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | hipótese da escrita | pt_BR |
Título: dc.title | MATERIAL INSTRUCIONAL PARA O PROFESSOR DE 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E AS HIPÓTESES DA ESCRITA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Prática Docente no Ensino Fundamental | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Aprendizagem Significativa e Hipóteses da Escrita.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431003/2/Aprendizagem Significativa e Hipóteses da Escrita.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons