DICIONÁRIO AUDIOVISUAL DE CONCEITOS: aventuras da experiência e da sensibilidade imagética nas aulas de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMendonça, Natália Lima de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-01-25T12:43:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-01-25T12:43:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherDICIONÁRIO AUDIOVISUAL DE CONCEITOS: aventuras da experiência e da sensibilidade imagética nas aulas de Históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430966-
Resumo: dc.description.abstractA difusão das TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação – em um contexto de informações globalizadas atinge as salas de aula promovendo mudanças na realidade escolar, o que nos move a repensar nossa prática cotidiana aliada a essas novas tecnologias Torna-se difícil ignorar as repercussões dessas ferramentas no Ensino de História, que podem se construir como dispositivos promissores na trilha de novos caminhos para o pensar e o sentir História. Essa pesquisa busca problematizar as potencialidades das TICs no Ensino de História através da elaboração de um Dicionário Audiovisual de Conceitos Históricos – DACH –, objetivando compreender de que maneiras o uso da linguagem audiovisual atrelada ao suporte do YouTube e suas relações com o conceito de Empatia Histórica podem contribuir para a aprendizagem dos Conceitos Históricos durante as aulas de História. O DACH se constrói como uma ferramenta dentro da plataforma YouTube que visa à construção de um Dicionário de Conceitos Históricos a partir das produções audiovisuais dos alunos. Compreendendo a linguagem audiovisual em sua dimensão inventiva e sensível, o dicionário abre espaço para a construção de discursos de maneira protagonista pelas alunas e pelos alunos, colocando-os em um local de fala de produtores da história e construtores de narrativas e dialogando com o ambiente escolar e com espaços públicos através do ciberespaço do YouTube. Durante o desenvolvimento da pesquisa temas como o despertar da Empatia Histórica, a cibercultura e a cultura de convergência, além das bases de uma História Pública e Digital foram problematizados ao redor da construção do DACH. Ao término, produzimos um material destinado ao uso educativo, um pequeno manual de apoio às práticas de outros docentes que desejem desenvolver o DACH em suas aulas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLinguagens e narrativas históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAudiovisualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTICspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmpatia Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDACHpt_BR
Título: dc.titleDICIONÁRIO AUDIOVISUAL DE CONCEITOS: aventuras da experiência e da sensibilidade imagética nas aulas de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Dissertação Natália Lima de Mendonça.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 20187,05 MBAdobe PDF/bitstream/capes/430966/1/Dissertação Natália Lima de Mendonça.pdfDownload