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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Hugo Alexandre | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-01-24T11:26:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-01-24T11:26:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| identificador: dc.identifier.other | MÚLTIPLOS OLHARES PARA A APRENDIZAGEM HISTÓRICA: o conceito de nação através de evidências visuais | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430965 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A intersecção entre ensinar, aprender e pesquisar História instigou a realização deste trabalho. Os percursos investigativos foram pensados a partir das dificuldades que os estudantes têm demonstrado na compreensão dos conceitos históricos e de seus usos em diferentes temporalidades e conteúdos curriculares. Objetivamos traçar, assim, caminhos didáticos que potencializem a aprendizagem histórica, contribuindo para a construção de relações conceituais mais ampliadas e, consequentemente, para uma percepção histórica mais sofisticada. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa-ação como procedimento de investigação para observar e analisar como os estudantes lidam com as evidências históricas visuais, ao serem provocados por uma questão-problema referente ao conceito de Nação. O estudo foi realizado com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, mobilizada a solucionar um desafio vinculado ao conceito problematizado, através do uso de vinte fotografias como fontes históricas. Os critérios de seleção das fontes e a interpretação do trabalho de identificar, comparar, confrontar e argumentar realizado pelos alunos foram baseados em duas perspectivas teóricas, respectivamente: a) a discussão historiográfica do conceito de Nação; b) a possibilidade de utilização da fotografia como evidência histórica nas salas de aula. No conjunto dos procedimentos da pesquisa, também analisamos o livro didático utilizado pelo grupo de participantes, constatando a predominância da fotografia em relação a outros registros imagéticos, bem como, o descompasso entre as orientações metodológicas presentes no Manual do Professor e os seus usos ao longo da obra. Ao término, apresentamos o uso de um jogo composto por cartas, documentos e monumentos, como estratégia didática mobilizadora da compreensão conceitual pelos discentes, através do trabalho com evidências históricas na problematização e explicação de questões-problema referentes ao conhecimento histórico. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5,1 Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Historia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogo didático | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Conceitos históricos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Evidências históricas | pt_BR |
| Título: dc.title | MÚLTIPLOS OLHARES PARA A APRENDIZAGEM HISTÓRICA: o conceito de nação através de evidências visuais | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Hugo Alexandre de Araújo(PROFhistória)-merged.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2018 | 5,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430965/1/Dissertação Hugo Alexandre de Araújo(PROFhistória)-merged.pdfDownload |
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