MÚLTIPLOS OLHARES PARA A APRENDIZAGEM HISTÓRICA: o conceito de nação através de evidências visuais

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Hugo Alexandre-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-01-24T11:26:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-01-24T11:26:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherMÚLTIPLOS OLHARES PARA A APRENDIZAGEM HISTÓRICA: o conceito de nação através de evidências visuaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430965-
Resumo: dc.description.abstractA intersecção entre ensinar, aprender e pesquisar História instigou a realização deste trabalho. Os percursos investigativos foram pensados a partir das dificuldades que os estudantes têm demonstrado na compreensão dos conceitos históricos e de seus usos em diferentes temporalidades e conteúdos curriculares. Objetivamos traçar, assim, caminhos didáticos que potencializem a aprendizagem histórica, contribuindo para a construção de relações conceituais mais ampliadas e, consequentemente, para uma percepção histórica mais sofisticada. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa-ação como procedimento de investigação para observar e analisar como os estudantes lidam com as evidências históricas visuais, ao serem provocados por uma questão-problema referente ao conceito de Nação. O estudo foi realizado com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, mobilizada a solucionar um desafio vinculado ao conceito problematizado, através do uso de vinte fotografias como fontes históricas. Os critérios de seleção das fontes e a interpretação do trabalho de identificar, comparar, confrontar e argumentar realizado pelos alunos foram baseados em duas perspectivas teóricas, respectivamente: a) a discussão historiográfica do conceito de Nação; b) a possibilidade de utilização da fotografia como evidência histórica nas salas de aula. No conjunto dos procedimentos da pesquisa, também analisamos o livro didático utilizado pelo grupo de participantes, constatando a predominância da fotografia em relação a outros registros imagéticos, bem como, o descompasso entre as orientações metodológicas presentes no Manual do Professor e os seus usos ao longo da obra. Ao término, apresentamos o uso de um jogo composto por cartas, documentos e monumentos, como estratégia didática mobilizadora da compreensão conceitual pelos discentes, através do trabalho com evidências históricas na problematização e explicação de questões-problema referentes ao conhecimento histórico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,1 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Historiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogo didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConceitos históricospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEvidências históricaspt_BR
Título: dc.titleMÚLTIPLOS OLHARES PARA A APRENDIZAGEM HISTÓRICA: o conceito de nação através de evidências visuaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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