
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Erika Minas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-01-20T13:19:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-01-20T13:19:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-09 | - |
| identificador: dc.identifier.other | História oral e história do funk nas escolas | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430964 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho trata-se de uma experiência pedagógica em ensino de História, realizada no Colégio Estadual Augusto Cezário Diáz André, nos anos de 2017 e 2018, com alunos das turmas de 7º ano e 9º ano do Ensino Fundamental. Buscou-se inserir a metodologia de pesquisa científica em sala de aula, a fim de proporcionar análise e promoção da apreensão de conceitos históricos pelos educandos. Assim, a partir da metodologia de História Oral os estudantes elaboraram pequenas narrativas a respeito da História do Funk no Município de São Gonçalo. O trabalho seguiu o campo de pesquisa denominado Educação Histórica, preocupando-se em entender a formação de conceitos históricos e os sentidos dados pelos educandos à História. Ao mesmo tempo, o trabalho com a cultura funk proporcionou a inserção da cultura juvenil no espaço escolar, além de discussões a respeito de gênero, das relações étnico-raciais, da criminalização da pobreza e da presença da História da cultura afro-brasileira. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Histórica. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História Oral. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Memória e Identidade. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Funk | pt_BR |
| Título: dc.title | História oral e história do funk nas escolas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Profhistória | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Erika Minas Ribeiro.pdf | Dissertação | 1.33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430964/2/Dissertação Erika Minas Ribeiro.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: