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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Merval Santos de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-01-28T11:47:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-01-28T11:47:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| identificador: dc.identifier.other | FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES: Apropriações e ressignificações de conceitos históricos no Ensino Médio | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430938 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo intitulado “Formação e saberes docentes: apropriações e ressignificações de conceitos históricos no Ensino Médio” apresenta como problemática central o trabalho dos professores de história do ensino médio com conceitos históricos. Nosso objetivo foi discutir as possibilidades e os limites da abordagem relacionada à compreensão das mudanças dos conceitos históricos substantivos a partir das práticas docentes e suas concepções sobre ensinar e aprender História no ensino médio. Para isso tomamos como fundamentos teóricos acerca do ensino e aprendizagem de conceitos históricos, os estudos de BARROS (2016), FREITAS (2014), CARRETERO (2011), LEE (2001, 2006), e SCHMIDT (1999). Como parte da pesquisa buscamos identificar os saberes docente relacionados ao trabalho com conceitos históricos no ensino médio através da realização de entrevistas com 8 profissionais do ensino de História, entre professoras e professores do Município de Ipojuca, que atuam em escolas de tempo integral do ensino médio, na rede pública estadual de PE. Após a análise do material das entrevistas e da documentação que direciona as orientações pedagógicas e curriculares para o ensino médio, verificamos as (in) compreensões que os professores constroem ao longo da sua carreira sobre a relevância do trabalho sistemático e de investigação em sala de aula acerca dos conceitos históricos que dão materialidade aos conteúdos trabalhados.Tendo em vista as análises elaboradas, a parte propositiva do nosso trabalho é composta por uma proposta de formação continuada para os professores, com a elaboração de oficinas de trabalho objetivando discutir e apresentar estratégias didáticas que tenham como foco o trabalho com as mudanças de conceitos históricos substantivos utilizando documentos históricos em sala de aula. A proposta parte da relação entre os diferentes saberes que compõem o universo dos saberes docentes com as orientações teórico-metodológicas que trabalham o ensino da história a partir dos fundamentos da própria ciência histórica. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1 Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Conceitos históricos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
| Título: dc.title | FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES: Apropriações e ressignificações de conceitos históricos no Ensino Médio | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO MERVAL SANTOS DE OLIVEIRA.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2018 | 1,96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430938/1/DISSERTAÇÃO MERVAL SANTOS DE OLIVEIRA.pdfDownload |
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