FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES: Apropriações e ressignificações de conceitos históricos no Ensino Médio

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Merval Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-01-28T11:47:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-01-28T11:47:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherFORMAÇÃO E SABERES DOCENTES: Apropriações e ressignificações de conceitos históricos no Ensino Médiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430938-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo intitulado “Formação e saberes docentes: apropriações e ressignificações de conceitos históricos no Ensino Médio” apresenta como problemática central o trabalho dos professores de história do ensino médio com conceitos históricos. Nosso objetivo foi discutir as possibilidades e os limites da abordagem relacionada à compreensão das mudanças dos conceitos históricos substantivos a partir das práticas docentes e suas concepções sobre ensinar e aprender História no ensino médio. Para isso tomamos como fundamentos teóricos acerca do ensino e aprendizagem de conceitos históricos, os estudos de BARROS (2016), FREITAS (2014), CARRETERO (2011), LEE (2001, 2006), e SCHMIDT (1999). Como parte da pesquisa buscamos identificar os saberes docente relacionados ao trabalho com conceitos históricos no ensino médio através da realização de entrevistas com 8 profissionais do ensino de História, entre professoras e professores do Município de Ipojuca, que atuam em escolas de tempo integral do ensino médio, na rede pública estadual de PE. Após a análise do material das entrevistas e da documentação que direciona as orientações pedagógicas e curriculares para o ensino médio, verificamos as (in) compreensões que os professores constroem ao longo da sua carreira sobre a relevância do trabalho sistemático e de investigação em sala de aula acerca dos conceitos históricos que dão materialidade aos conteúdos trabalhados.Tendo em vista as análises elaboradas, a parte propositiva do nosso trabalho é composta por uma proposta de formação continuada para os professores, com a elaboração de oficinas de trabalho objetivando discutir e apresentar estratégias didáticas que tenham como foco o trabalho com as mudanças de conceitos históricos substantivos utilizando documentos históricos em sala de aula. A proposta parte da relação entre os diferentes saberes que compõem o universo dos saberes docentes com as orientações teórico-metodológicas que trabalham o ensino da história a partir dos fundamentos da própria ciência histórica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConceitos históricospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes docentespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuadapt_BR
Título: dc.titleFORMAÇÃO E SABERES DOCENTES: Apropriações e ressignificações de conceitos históricos no Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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DISSERTAÇÃO MERVAL SANTOS DE OLIVEIRA.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 20181,96 MBAdobe PDF/bitstream/capes/430938/1/DISSERTAÇÃO MERVAL SANTOS DE OLIVEIRA.pdfDownload