Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIMES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DA SILVA FILHO, Valdir Francisco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-01-27T20:56:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-01-27T20:56:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | O LIVRO DIDÁTICO E SUA RELAÇÃO DIALÉTICA NO ENSINO APRENDIZAGEM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430937 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo desta investigação é procurar novas respostas para um velho problema: de que modo o livro didático responde às questões relativas à construção dos novos saberes. O trabalho busca compreender as relações entre escola, Estado e sociedade, sobretudo a partir de uma análise centrada nos caminhos que o livro didático tem feito ao longo de sua existência. O livro didático não é mero produtor das ideologias dominantes. Entendemos que as mudanças na produção didática têm sido objeto de estudo de diferentes teóricos que visaram a dar respostas à crise de identidade dos professores, sublinhando a necessidade da qualidade. O livro didático esteve aliado à promoção da cultura e da educação em massa ao longo do século XX, em paralelo com a emergência de novos governos e ideologias que vêm se transformando em processo de homogeneização cultural. O livro didático é marco no que se refere aos ganhos civilizatórios que a educação massificada representa. No entanto, os pressupostos da produção didática precisam ser questionados. Portanto, queremos em nossa pesquisa avaliar, por meio da observação de participantes, o modo como os professores do Ensino Fundamental I utilizam os livros no cotidiano. Com isto, desta-se a importância do produto final e os processos na elaboração do formato de guia do livro didático como um recurso que irá auxiliar professores no ambiente educativo. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | .doc | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Título: dc.title | O LIVRO DIDÁTICO E SUA RELAÇÃO DIALÉTICA NO ENSINO APRENDIZAGEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISIONAL PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO PROFISIONAL PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto 2018 - VALDIR FRANCISCO DA SILVA FILHO.docx | 178,28 kB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/430937/2/Produto 2018 - VALDIR FRANCISCO DA SILVA FILHO.docxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons