Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Metropolitana de Santos | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Stachera, Erica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barrocas, Renata | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-01-24T15:39:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-01-24T15:39:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Manual docente: FORMAÇÃO CONTINUADA EM HTPC: O ENSINO DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA - ANOS INICIAIS - ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430936 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A partir da Constituição Federal de 1988 e da promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/1996, inicia-se na educação brasileira um movimento de renovação educacional. Considerando essas bases legais, foram construídos em 1997, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de todas as disciplinas do Ensino Fundamental e Médio nos quais os princípios e diretrizes se alicerçam no “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver, aprender a ser”, no princípio da autonomia, na evolução tecnológica e na contextualização e interdisciplinaridade. Em 2017 a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elaborada a partir dos PCNs e das diretrizes curriculares nacionais, apresenta com mais clareza os objetivos de aprendizagem de cada ano escolar que assegura os direitos essenciais de aprendizagem dos alunos de 0 aos 14 anos. Partindo dessas premissas e no que se refere ao ensino da Geografia, a BNCC propõe para o ensino da Linguagem Cartográfica uma unidade temática específica: Formas de representação e pensamento espacial comuns a todos os anos, ou seja, do 1º ao 5º ano. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo analisar os conceitos, procedimentos e recursos utilizados para o ensino da Linguagem Cartográfica aos alunos dos 3º anos de uma escola de Ensino Fundamental de Peruíbe e propor intervenções que venham aprimorar as atuais práticas de ensino dessa linguagem por meio de uma proposta de formação continuada. Para tanto, a metodologia utilizada para a pesquisa foi exploratória e qualitativa usando técnica de grupo focal pela qual foram coletados dados, posteriormente analisados sob a luz de estudos bibliográficos de autores que já discutiram esse tema, ressaltando questões relativas ao conceito e importância do ensino dessa linguagem nos anos iniciais. Os resultados mostraram que somente a formação inicial do professor pedagogo não é suficiente para que ele faça a transposição do conhecimento sobre a Linguagem Cartográfica para seus alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9621 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia. Ensino. Alfabetização Cartográfica. Formação Continuada. Peruíbe. | pt_BR |
Título: dc.title | Manual docente: FORMAÇÃO CONTINUADA EM HTPC: O ENSINO DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA - ANOS INICIAIS - ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas Docentes no ensino fundamental | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Erica_Stachera_Produto.pdf | 3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430936/2/Erica_Stachera_Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons