Manual docente: FORMAÇÃO CONTINUADA EM HTPC: O ENSINO DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA - ANOS INICIAIS - ENSINO FUNDAMENTAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Metropolitana de Santospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorStachera, Erica-
Autor(es): dc.contributor.authorBarrocas, Renata-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-01-24T15:39:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-01-24T15:39:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-24-
identificador: dc.identifier.otherManual docente: FORMAÇÃO CONTINUADA EM HTPC: O ENSINO DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA - ANOS INICIAIS - ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430936-
Resumo: dc.description.abstractA partir da Constituição Federal de 1988 e da promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/1996, inicia-se na educação brasileira um movimento de renovação educacional. Considerando essas bases legais, foram construídos em 1997, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de todas as disciplinas do Ensino Fundamental e Médio nos quais os princípios e diretrizes se alicerçam no “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver, aprender a ser”, no princípio da autonomia, na evolução tecnológica e na contextualização e interdisciplinaridade. Em 2017 a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elaborada a partir dos PCNs e das diretrizes curriculares nacionais, apresenta com mais clareza os objetivos de aprendizagem de cada ano escolar que assegura os direitos essenciais de aprendizagem dos alunos de 0 aos 14 anos. Partindo dessas premissas e no que se refere ao ensino da Geografia, a BNCC propõe para o ensino da Linguagem Cartográfica uma unidade temática específica: Formas de representação e pensamento espacial comuns a todos os anos, ou seja, do 1º ao 5º ano. Nesse contexto, esta dissertação tem como objetivo analisar os conceitos, procedimentos e recursos utilizados para o ensino da Linguagem Cartográfica aos alunos dos 3º anos de uma escola de Ensino Fundamental de Peruíbe e propor intervenções que venham aprimorar as atuais práticas de ensino dessa linguagem por meio de uma proposta de formação continuada. Para tanto, a metodologia utilizada para a pesquisa foi exploratória e qualitativa usando técnica de grupo focal pela qual foram coletados dados, posteriormente analisados sob a luz de estudos bibliográficos de autores que já discutiram esse tema, ressaltando questões relativas ao conceito e importância do ensino dessa linguagem nos anos iniciais. Os resultados mostraram que somente a formação inicial do professor pedagogo não é suficiente para que ele faça a transposição do conhecimento sobre a Linguagem Cartográfica para seus alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9621 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGeografia. Ensino. Alfabetização Cartográfica. Formação Continuada. Peruíbe.pt_BR
Título: dc.titleManual docente: FORMAÇÃO CONTINUADA EM HTPC: O ENSINO DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA - ANOS INICIAIS - ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas Docentes no ensino fundamentalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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