Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Begot, Luciano Santana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vaz, Cristina Lúcia Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-01-17T15:38:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-01-17T15:38:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | INFOGRÁFICO Simetria e Op Arte nos azulejos de Belém | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430870 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Trata-se de um Infográfico intitulado Simetria e Op Arte nos Azulejos de Belém: Um Diálogo Interdisciplinar produzido na Disciplina Matemática e Arte ofertada pelo Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior- PPGCIMES do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão da Universidade Federal do Pará - UFPA. Para promover uma aprendizagem criativa aplicamos uma metodologia ativa, chamada Cartemática, inspirada nos princípios inovadores da metodologia STEAM e no conceito de cartografia dos pensadores Gilles Deleuze e Félix Guattari. O objetivo do infográfico é promover um diálogo interdisciplinar entre a Matemática e Op Arte em azulejos da cidade de Belém. Destacam dois padrões inspirados na Op Arte, em particular um que apresenta muitas características do estilo do pintor e escultor húngaro Victor Vasarely. Os padrões foram construídos com o aplicativo Geogebra usando-se transformações geométricas de rotação e translação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 852 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Artemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cartemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Op Arte | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rotação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Translação | pt_BR |
Título: dc.title | Infográfico Simetria e Op Arte nos Azulejos de Belém: Um Diálogo Interdisciplinar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior- PPGCIMES | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática e Arte | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
INFOGRÁFICO Simetria e Op Arte nos azulejos de Belém.pdf | 829,35 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430870/2/INFOGRÁFICO Simetria e Op Arte nos azulejos de Belém.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons