A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Odair de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-01-10T13:05:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-01-10T13:05:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-27-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Odair de Souzapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430808-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo investigar interfaces de memórias e experiências de professoras de História a partir da análise da implementação da lei 10.639/2003, bem como das orientações emanadas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicorraciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e sua associação aos princípios da interculturalidade e da decolonialidade. A metodologia adotada foi a análise das mônadas oriundas de entrevistas com professoras de História do ensino médio da Escola Pública Estadual Luiz Carlos Luiz, no município de Garopaba-SC, inspiradas em França (2015) com fundamentação em Walter Benjamin (1984). Orientou-se também na perspectiva da decolonialidade como uma possibilidade epistemológica radical para o rompimento com os saberes eurocêntricos e metodologias e práticas pedagógicas fundamentadas na interculturalidade. Neste sentido,dialogou-se com autores e autoras latino-americanos que postulam a colonização do poder, do saber, do ser, memória e experiência,interculturalidade e interculturalidade na educação. As considerações finais indicam que ainda são necessários cursos de formações continuada e de disciplinas nas licenciaturas que abordem temáticas relacionadas à ERER e à história e cultura africanas e afro-brasileiras, mas ao mesmo tempo aponta por uma série de trabalhos pedagógicos produzidos por professoras/es em suas salas de aula que problematizam as relações étnicorraciais, o preconceito e a discriminação. Como elemento propositivo, indico aos professores/as uma série de livros, artigos, teses, dissertações e vídeos que poderão auxiliar no aprofundamento teórico e prático em Educação para as Relações Étnicorraciais em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.792 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações Étnicorraciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmemórias e experiênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinterculturalidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectdecolonialidadept_BR
Título: dc.titleA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
DISS ODAIR - MODELO UFSC PDF.pdfDissertação Odair de Souza1,79 MBAdobe PDF/bitstream/capes/430808/2/DISS ODAIR - MODELO UFSC PDF.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons