CONSTRUINDO VISIBILIDADES NA CIDADE DE SÃO JOSÉ/SC: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS E AFRODESCENDENTES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVisani, Mylene Silva de Pontes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-01-10T14:35:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-01-10T14:35:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-04-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Mylene Silva de Pontes Visanipt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430800-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta metodológica de ensino de História que problematiza a cidade e seus diferentes espaços de memória articulados ao debate das relações étnico-raciais. A pesquisa promoveu o uso de fontes históricas agenciadas para a reflexão sobre o Patrimônio Cultural articulado à história de povos africanos e afrodescendentes, construindo, em conjunto com alunos (as) de uma turma de oitavo ano do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, reflexões históricas, por meio de debates, discussões, leitura, escrita e análise de documentos que deram origem a um Roteiro Histórico, que visa dar visibilidade à presença de povos africanos e afrodescendentes, questionando os marcos urbanos da cidade de São José/SC. As atividades foram construídas e desenvolvidas a partir dos eixos: análise dos conhecimentos prévios dos (as) alunos(as); atividades de leitura e escrita a partir de textos didáticos sobre o Patrimônio Cultural; análise de diferentes fontes históricas sobre a história dos povos africanos e afrodescendentes; e a cidade como espaço de educação patrimonial por meio de um roteiro histórico. São apresentadas as propostas de atividades, a análise das diferentes etapas de desenvolvimento desse trabalho, refletindo-se sobre alguns elementos da prática pedagógica da professora pesquisadora que é autora da pesquisa e também alguns elementos da recepção dos alunos envolvidos. Por fim, é apresentado um roteiro didático destinado a professores com a finalidade de expor cada uma das etapas da atividade e também uma proposta de percurso pela cidade de São José, por meio de um folder específico, como resultado final do trabalho desenvolvido no decorrer das etapas anteriores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.619 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio Culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPovos africanos e afrodescendentespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcidade de São Josépt_BR
Título: dc.titleCONSTRUINDO VISIBILIDADES NA CIDADE DE SÃO JOSÉ/SC: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS E AFRODESCENDENTESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons