Patrimônio Histórico e Cultural de Rondonópolis-MT: orientações didáticas no ensino de história

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Sandro Ambrósio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-01-01T03:54:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-01-01T03:54:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherPatrimônio Histórico e Cultural de Rondonópolis-MT: orientações didáticas no ensino de históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430751-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de História com o uso do Patrimônio Cultural, constitui-se em elemento que oportuniza a compreensão sobre os diferentes grupos culturais. Partindo dessa premissa, esta dissertação tem como objetivo investigar o uso do Patrimônio Cultural no ensino de História na cidade de Rondonópolis-MT, com a proposição de um material didático orientativo, fundamentando a estratégia da Educação Patrimonial nas aulas de História. A pesquisa foi realizada a partir do embasamento teórico sobre Patrimônio Cultural, Memória, Lugares de memória e História local/regional. No campo metodológico, utilizamos as abordagens da Educação Patrimonial e Educação Histórica, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais, Parâmetros Curriculares Nacionais, Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso e ensino de História. O percurso da pesquisa foi fundamentado por ações educativas no ensino de História, proposto a partir de oficinas didáticas em sala de aula e em saída de campo ao “Centro Histórico” de RondonópolisMT, com um roteiro previamente elaborado e discutido com o professor de História, para com os estudantes dos 7º anos do 3º Ciclo de Formação Humana do ensino fundamental de uma Escola pública. Metodologicamente utilizamos a ação didática com a orientação da Educação Patrimonial para os estudantes; a análise das narrativas de estudantes do Ensino Fundamental; guia orientativo das ações didáticas. Visando que, o uso do “Orientativo Didático Patrimoniar”, como um material sugestivo, possam subsidiar os educadores na inserção no currículo escolar, como estratégia didática, seja no Ensino Fundamental como no Ensino Médio, de temas centrados no Patrimônio Cultural do município de Rondonópolis-MT.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRondonópolis-MTpt_BR
Título: dc.titlePatrimônio Histórico e Cultural de Rondonópolis-MT: orientações didáticas no ensino de históriapt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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