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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Giaretta, Sandra Márcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-01-01T03:46:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-01-01T03:46:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | O manual do professor nos livros didáticos de história: apropriações e usos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430750 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Manual do Professor, que acompanha as coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD apresenta além do conteúdo proposto para os (as) alunos (as), debates teórico-metodológicos, sobre a disciplina escolar e o seu ensino, sendo pensado enquanto um elemento subsidiário à prática docente. Diante disso, o trabalho teve como objetivo analisar os usos e apropriações que uma professora de História faz desse artefato cultural. Os objetivos específicos foram: a) compreender as relações entre os livros didáticos e os manuais didáticos e o ensino da História; b) contextualizar a investigação realizada; c) analisar os materiais empíricos da investigação. Teoricamente a pesquisa foi fundamentada em um conjunto de autores que discutem os livros e edições didáticas, as formas de produção e difusão dos impressos e a configuração do habitus professoral. Na primeira fase da pesquisa realizamos um estudo exploratório, que permitiu a construção de algumas hipóteses. Os materiais empíricos incluíram questionários, entrevistas semiestruturadas, observação de aulas, planejamento docente e manual do professor de História. Metodologicamente o trabalho foi sustentado na abordagem da pesquisa qualitativa a partir de elementos da grounded theory. A análise dos documentos foi sustentada em alguns procedimentos da análise de conteúdo. Os resultados nos permitiram evidenciar o uso do manual do professor pela professora investigada compreendido a partir da apropriação identificada em sala de aula. Tal apropriação nos permitiu observar o caráter transformador da leitura, ainda o uso do manual do professor enquanto elemento constituidor do habitus professoral. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes Históricos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
Título: dc.title | O manual do professor nos livros didáticos de história: apropriações e usos | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Sandra Márcia Giaretta.pdf | 3.96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430750/2/Sandra Márcia Giaretta.pdfDownload |
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