O manual do professor nos livros didáticos de história: apropriações e usos

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGiaretta, Sandra Márcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-01-01T03:46:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-01-01T03:46:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherO manual do professor nos livros didáticos de história: apropriações e usospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430750-
Resumo: dc.description.abstractO Manual do Professor, que acompanha as coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD apresenta além do conteúdo proposto para os (as) alunos (as), debates teórico-metodológicos, sobre a disciplina escolar e o seu ensino, sendo pensado enquanto um elemento subsidiário à prática docente. Diante disso, o trabalho teve como objetivo analisar os usos e apropriações que uma professora de História faz desse artefato cultural. Os objetivos específicos foram: a) compreender as relações entre os livros didáticos e os manuais didáticos e o ensino da História; b) contextualizar a investigação realizada; c) analisar os materiais empíricos da investigação. Teoricamente a pesquisa foi fundamentada em um conjunto de autores que discutem os livros e edições didáticas, as formas de produção e difusão dos impressos e a configuração do habitus professoral. Na primeira fase da pesquisa realizamos um estudo exploratório, que permitiu a construção de algumas hipóteses. Os materiais empíricos incluíram questionários, entrevistas semiestruturadas, observação de aulas, planejamento docente e manual do professor de História. Metodologicamente o trabalho foi sustentado na abordagem da pesquisa qualitativa a partir de elementos da grounded theory. A análise dos documentos foi sustentada em alguns procedimentos da análise de conteúdo. Os resultados nos permitiram evidenciar o uso do manual do professor pela professora investigada compreendido a partir da apropriação identificada em sala de aula. Tal apropriação nos permitiu observar o caráter transformador da leitura, ainda o uso do manual do professor enquanto elemento constituidor do habitus professoral.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes Históricospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro Didáticopt_BR
Título: dc.titleO manual do professor nos livros didáticos de história: apropriações e usospt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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