O Palácio da Instrução e o Patrimônio Histórico de Cuiabá-MT: cidade, territorialidade e educação patrimonial

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Maria de Lourdes Conceição de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-01-01T03:43:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-01-01T03:43:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherO Palácio da Instrução e o Patrimônio Histórico de Cuiabá-MT: cidade, territorialidade e educação patrimonialpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430749-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa trata de uma investigação histórica sobre o Palácio da Instrução, localizado no centro histórico da cidade de Cuiabá-MT, entre o período de 1914 a 2017, no processo de formação educacional e cultural da sociedade mato-grossense, destacando este espaço como fonte de pesquisa e educação patrimonial para o ensino médio, com ênfase no Ensino de História. Tem como objetivo analisar, a partir do Palácio da Instrução, a importância do patrimônio histórico e os lugares de memória da capital matogrossense, discutindo ações metodológicas, no âmbito do ensino de história, sobre o processo de conservação e restauração desse espaço histórico. Nesta proposta de investigação histórica foi realizada uma abordagem metodológica de análise interpretativa de fontes documentais acerca da implantação e funcionamento do Palácio da Instrução, através de análise de atas, registros escolares, jornais, fotos antigas e atuais. Como recurso para coleta de dados, optou-se pelo uso de questionário, como instrumento de pesquisa, com alunos do segundo ano do Ensino Médio, matriculados no ano letivo de 2017, de uma Escola Estadual de Cuiabá-MT, para verificar o interesse e o conhecimento dos mesmos acerca da história local, através do estudo dos lugares de memória da capital mato-grossense. Nesse sentido, esta pesquisa transpõe os desafios de ensinar história na contemporaneidade, buscando, também, compreender as características do tempo presente e as relações que se estabelecem na prática docente, através da educação patrimonial e da inserção da tecnologia. Sendo assim, neste estudo, no primeiro momento, investigo o Palácio da Instrução, sua história e memória, destacando a cidade, as territorialidades constituídas nesse espaço e a educação patrimonial no ensino de história. No segundo momento de análise, tendo como foco o centro histórico de Cuiabá, através da realização de um percurso patrimonial nesse espaço urbano, culminando com aula-oficina no Palácio da Instrução, relatando vivências e experiências dos alunos. Para finalizar, apresento um aplicativo para aparelhos móveis, como recurso tecnológico para o ensino de história, com dados e informações sobre o Palácio da Instrução, possibilitando a realização de uma visita virtual nesse espaço de cultura e memória de Cuiabá, a ser utilizado por professores, alunos e usuários em geral. Concluise que a prática de atividades de educação patrimonial, através da visitação aos lugares de memória e o uso da tecnologia, são estratégias de ensino capazes de promover vivências e experiências no contato com os vestígios de outro tempo histórico.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCulturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologiapt_BR
Título: dc.titleO Palácio da Instrução e o Patrimônio Histórico de Cuiabá-MT: cidade, territorialidade e educação patrimonialpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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