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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Maria de Lourdes Conceição de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-01-01T03:43:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-01-01T03:43:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Palácio da Instrução e o Patrimônio Histórico de Cuiabá-MT: cidade, territorialidade e educação patrimonial | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430749 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa trata de uma investigação histórica sobre o Palácio da Instrução, localizado no centro histórico da cidade de Cuiabá-MT, entre o período de 1914 a 2017, no processo de formação educacional e cultural da sociedade mato-grossense, destacando este espaço como fonte de pesquisa e educação patrimonial para o ensino médio, com ênfase no Ensino de História. Tem como objetivo analisar, a partir do Palácio da Instrução, a importância do patrimônio histórico e os lugares de memória da capital matogrossense, discutindo ações metodológicas, no âmbito do ensino de história, sobre o processo de conservação e restauração desse espaço histórico. Nesta proposta de investigação histórica foi realizada uma abordagem metodológica de análise interpretativa de fontes documentais acerca da implantação e funcionamento do Palácio da Instrução, através de análise de atas, registros escolares, jornais, fotos antigas e atuais. Como recurso para coleta de dados, optou-se pelo uso de questionário, como instrumento de pesquisa, com alunos do segundo ano do Ensino Médio, matriculados no ano letivo de 2017, de uma Escola Estadual de Cuiabá-MT, para verificar o interesse e o conhecimento dos mesmos acerca da história local, através do estudo dos lugares de memória da capital mato-grossense. Nesse sentido, esta pesquisa transpõe os desafios de ensinar história na contemporaneidade, buscando, também, compreender as características do tempo presente e as relações que se estabelecem na prática docente, através da educação patrimonial e da inserção da tecnologia. Sendo assim, neste estudo, no primeiro momento, investigo o Palácio da Instrução, sua história e memória, destacando a cidade, as territorialidades constituídas nesse espaço e a educação patrimonial no ensino de história. No segundo momento de análise, tendo como foco o centro histórico de Cuiabá, através da realização de um percurso patrimonial nesse espaço urbano, culminando com aula-oficina no Palácio da Instrução, relatando vivências e experiências dos alunos. Para finalizar, apresento um aplicativo para aparelhos móveis, como recurso tecnológico para o ensino de história, com dados e informações sobre o Palácio da Instrução, possibilitando a realização de uma visita virtual nesse espaço de cultura e memória de Cuiabá, a ser utilizado por professores, alunos e usuários em geral. Concluise que a prática de atividades de educação patrimonial, através da visitação aos lugares de memória e o uso da tecnologia, são estratégias de ensino capazes de promover vivências e experiências no contato com os vestígios de outro tempo histórico. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
Título: dc.title | O Palácio da Instrução e o Patrimônio Histórico de Cuiabá-MT: cidade, territorialidade e educação patrimonial | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Maria de Lourdes Conceição de Souza.pdf | 4.83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430749/2/Maria de Lourdes Conceição de Souza.pdfDownload |
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