Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Brito Jr, Ediney de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-01-01T03:11:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-01-01T03:11:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Desafios para ensinar e aprender história: aprendizado e educação histórica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430744 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho reúne os resultados do primeiro ano de pesquisa de campo, durante o ano letivo de 2017, obtidos em sala de aula após à mudança na metodologia do professor, ao se eleger a problematização do aprendizado em história como elemento chave do seu labor e como a partir desta mudança fez surgir novas relações entre os alunos/professor com a disciplina de História. Partimos da hipótese/experiencia que os alunos aprendem história utilizando como referência o professor através de aulas dialogadas e a interpretação de texto como a principal ou única forma de aprendizagem histórica. O resultado desta equação é um aprender pouco significativo, além de solidificar a escola como o único espaço de aprendizagem histórica e o material didático como única fonte deste espaço. As primeiras evidencias demostram que ao se introduzir a nova metodologia, os alunos desenvolveram o gosto pela pesquisa histórica, resultando em uma ressignificação de suas ligações com a própria disciplina e por outro lado, o professor passou a se sentir parte construtora deste processo vivenciando seu papel como professor/pesquisador. Como referencial teórico nos alinhamos com as pesquisas, estudos e investigação no campo da Educação Histórica no que tange ao processo de cognição histórica e a origem deste “movimento” na Alemanha e as ideias do pesquisador e historiador Jörn Rüsen. Temos como pressuposto metodológico o conceito da aula oficina na perspectiva da Educação Histórica, que se fundamenta em Barca. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cognição História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Didática da História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento Histórico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mato Grosso | pt_BR |
Título: dc.title | Desafios para ensinar e aprender história: aprendizado e educação histórica | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Ediney Junior.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430744/2/Ediney Junior.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons