Em Cena a História Ensina: a produção de narrativas visuais na perspectiva da Educação Histórica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPrado, Alethéia Paula Lapas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-01-01T02:53:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-01-01T02:53:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherEm Cena a História Ensina: a produção de narrativas visuais na perspectiva da Educação Históricapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430743-
Resumo: dc.description.abstractComo profissionais responsáveis pelo ensino de História a procura por novos métodos de ensino que levem às aprendizagens históricas significativas é essencial em nossos dias. Estamos diante de uma nova geração de alunos. Precisamos, portanto, conhecer as particularidades, as formas de aprender desses estudantes para que o conhecimento histórico faça sentido. Meu objetivo, através do presente trabalho, é compreender como as aulas de História, fazendo uso da dramatização e sua veiculação audiovisual, podem auxiliar os jovens estudantes a desenvolverem a sua consciência histórica e estimular o diálogo entre a imaginação e a ciência, a partir da investigação das produções narrativas encenadas pelos alunos das turmas dos nonos anos de uma Escola Estadual localizada no município de Juara, Mato Grosso. A dramatização como instrumento didático consiste numa prática que visa explorar as potencialidades criativas de cada educando, além de valorizar a expressão oral e as suas subjetividades. Para o ensino de História, a dramatização oportuniza o uso de recursos discursivos e argumentativos que narram as ações humanas ao longo do tempo. Ao analisar essas produções narrativas, é possível entender como os nossos jovens estudantes concebem o passado e quais sentidos atribuem à história. Como metodologia de trabalho, pretendemos problematizar a linguagem audiovisual e utilizar técnicas de investigação qualitativa, para análise das fontes que são vídeos produzidos pelos alunos onde encenam temáticas relacionadas aos Conflitos Contemporâneos. Na perspectiva da educação histórica, a análise das narrativas produzidas pelos jovens estudantes é reveladora. Através das narrativas que produzem, os educandos demonstram suas elaborações cognitivas e recursos discursivos. Conhecendo a relação entre a narrativa e expressão da consciência histórica, é possível que os professores desenvolvam metodologias em que a competência narrativa esteja em evidência.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDramatizaçãopt_BR
Título: dc.titleEm Cena a História Ensina: a produção de narrativas visuais na perspectiva da Educação Históricapt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons