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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Prado, Alethéia Paula Lapas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-01-01T02:53:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-01-01T02:53:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Em Cena a História Ensina: a produção de narrativas visuais na perspectiva da Educação Histórica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430743 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Como profissionais responsáveis pelo ensino de História a procura por novos métodos de ensino que levem às aprendizagens históricas significativas é essencial em nossos dias. Estamos diante de uma nova geração de alunos. Precisamos, portanto, conhecer as particularidades, as formas de aprender desses estudantes para que o conhecimento histórico faça sentido. Meu objetivo, através do presente trabalho, é compreender como as aulas de História, fazendo uso da dramatização e sua veiculação audiovisual, podem auxiliar os jovens estudantes a desenvolverem a sua consciência histórica e estimular o diálogo entre a imaginação e a ciência, a partir da investigação das produções narrativas encenadas pelos alunos das turmas dos nonos anos de uma Escola Estadual localizada no município de Juara, Mato Grosso. A dramatização como instrumento didático consiste numa prática que visa explorar as potencialidades criativas de cada educando, além de valorizar a expressão oral e as suas subjetividades. Para o ensino de História, a dramatização oportuniza o uso de recursos discursivos e argumentativos que narram as ações humanas ao longo do tempo. Ao analisar essas produções narrativas, é possível entender como os nossos jovens estudantes concebem o passado e quais sentidos atribuem à história. Como metodologia de trabalho, pretendemos problematizar a linguagem audiovisual e utilizar técnicas de investigação qualitativa, para análise das fontes que são vídeos produzidos pelos alunos onde encenam temáticas relacionadas aos Conflitos Contemporâneos. Na perspectiva da educação histórica, a análise das narrativas produzidas pelos jovens estudantes é reveladora. Através das narrativas que produzem, os educandos demonstram suas elaborações cognitivas e recursos discursivos. Conhecendo a relação entre a narrativa e expressão da consciência histórica, é possível que os professores desenvolvam metodologias em que a competência narrativa esteja em evidência. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dramatização | pt_BR |
Título: dc.title | Em Cena a História Ensina: a produção de narrativas visuais na perspectiva da Educação Histórica | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Alethéia Paula Lapas Prado.pdf | 1.54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430743/2/Alethéia Paula Lapas Prado.pdfDownload |
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