LEITURA DE CONTOS E FÁBULAS AFRICANOS, INDÍGENAS E EUROPEUS – UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDOIN, Onorival de Almeida-
Autor(es): dc.contributor.authorCOELHO, Irene da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-12-18T17:49:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-12-18T17:49:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-18-
identificador: dc.identifier.otherProduto_Onorivalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430664-
Resumo: dc.description.abstractEste projeto fundamentou-se na abordagem dos gêneros conto e fábula para a prática de leitura e compreensão por meio de sequências didáticas e proposta interdisciplinar no 6º ano do ensino fundamental partindo dos pressupostos teóricos acerca dos gêneros textuais preconizados por Bakhtin (2000) mediante a utilização do método de ensino-aprendizagem preconizado por Dolz e Schneuwly (2004), conhecido como sequência didática e a concepção sociointeracionista da língua teorizada por Bronckart (1999). A partir das demandas de aprendizagem dos alunos, este projeto de ensino investiga as propostas de trabalho nas modalidades de leitura e compreensão textual a fim de proporcionar novas experiências de aprendizagem no estudo literário e formar sujeitos letrados. Os contos e fábulas africanos, indígenas e europeus oferecem ao aluno a possibilidade de entrar em contato com diferentes culturas, e o trabalho numa perspectiva interdisciplinar pode ser um caminho para ampliar a leitura, incentivar a pesquisa, desenvolver a compreensão textual e estimular a autonomia do aluno. Os professores num processo de mediação e de estratégias didático-pedagógicas estarão juntos para consolidar a aprendizagem dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.917kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectConto e Fábula.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitura.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem.pt_BR
Título: dc.titleLEITURA DE CONTOS E FÁBULAS AFRICANOS, INDÍGENAS E EUROPEUS – UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSUpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons