Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DOIN, Onorival de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COELHO, Irene da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-12-18T17:49:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-12-18T17:49:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_Onorival | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430664 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este projeto fundamentou-se na abordagem dos gêneros conto e fábula para a prática de leitura e compreensão por meio de sequências didáticas e proposta interdisciplinar no 6º ano do ensino fundamental partindo dos pressupostos teóricos acerca dos gêneros textuais preconizados por Bakhtin (2000) mediante a utilização do método de ensino-aprendizagem preconizado por Dolz e Schneuwly (2004), conhecido como sequência didática e a concepção sociointeracionista da língua teorizada por Bronckart (1999). A partir das demandas de aprendizagem dos alunos, este projeto de ensino investiga as propostas de trabalho nas modalidades de leitura e compreensão textual a fim de proporcionar novas experiências de aprendizagem no estudo literário e formar sujeitos letrados. Os contos e fábulas africanos, indígenas e europeus oferecem ao aluno a possibilidade de entrar em contato com diferentes culturas, e o trabalho numa perspectiva interdisciplinar pode ser um caminho para ampliar a leitura, incentivar a pesquisa, desenvolver a compreensão textual e estimular a autonomia do aluno. Os professores num processo de mediação e de estratégias didático-pedagógicas estarão juntos para consolidar a aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.917kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Conto e Fábula. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem. | pt_BR |
Título: dc.title | LEITURA DE CONTOS E FÁBULAS AFRICANOS, INDÍGENAS E EUROPEUS – UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Onorival.pdf | 2,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430664/2/Produto_Onorival.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons