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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UFES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARTINS, PAULO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-12-13T18:01:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-12-13T18:01:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educaional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430605 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na 1ª série do ensino médio os estudantes se deparam com o estudo sistemático da mecânica, no qual se faz necessário descrever os movimentos e suas causas. Com isso, a abordagem de conceitos se relaciona de forma muito intensa com uma análise algébrica, em forma de conteúdos conceituais, numa construção abstrata e nem sempre com significados para os estudantes. Com a evolução tecnológica, principalmente, com o acesso a ferramentas como computadores, tablets, smartphones, entre outros, é possível utilizar simulações computacionais interativas dentro da metodologia educacional, em uma forma controlada de analisar e descrever os eventos físicos. Estes dois processos envolvem procedimentos (análise de variáveis, estudo de relações entre variáveis, manipulações algébricas, entre outros) que, se acompanhados da compreensão conceitual, podem contribuir e justificar para os estudantes que os eventos e as grandezas físicas são modificados mediante as ações bem específicas executadas por um sujeito. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo propor e verificar a aprendizagem de conteúdos conceituais e procedimentais em Física mediada por simulações computacionais através de uma proposta investigativa. Para tanto, foi proposto com a utilização do software Modellus, que habilita um ambiente virtual no qual é possível simular e compor modelos físicos bem acessíveis aos alunos, lhes permitindo testar valores em suas hipóteses, visualizar de imediato a construção gráfica e a tabulação de dados, de modo a efetivar sua relevância no modelo construído. Para o desenvolvimento das atividades foram elaborados e utilizados um guia de atividades baseado em uma abordagem de caráter investigativa. A organização e estrutura do guia teve como objetivo estimular os estudantes a questionarem, levantarem hipóteses, testarem suas hipóteses, além de discutirem e comunicarem os resultados. Foram desenvolvidas 3 atividades que abordavam conceitos sobre movimento bidimensional (cinemática), gravitação universal e Energia, respectivamente. Como resultado geral, pode-se afirmar que, partindo da proposta investigativa utilizando o guia de atividades e o software Modellus, foi possível que os alunos relacionassem a ligação direta entre conteúdos de conceito e de procedimento durante a execução das atividades, sendo, estas, ferramentas com potencial dentro do ensino de Física por investigação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3921 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Conteúdos conceituais e procedimentais, Simulações com Modellus, Atividade investigativa, Ensino de Física | pt_BR |
Título: dc.title | ABORDAGEM DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS E PROCEDIMENTAIS EM FÍSICA ATRAVÉS DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS BASEADAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
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Produto Educacional - Paulo Celso Morais Martins.pdf | 3,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430605/2/Produto Educacional - Paulo Celso Morais Martins.pdfDownload |
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