Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PINTO, Arthur Gibson Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-12-13T14:13:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-12-13T14:13:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | SUPER-HERÓIS E ENSINO DE HISTÓRIA, UM GUIA VISUAL: SUGESTÕES DIDÁTICAS PARA O USO DE FILMES DA MARVEL E DC NA SALA DE AULA | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430604 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho busca elaborar um guia visual para professores, indicando possibilidades didáticas no uso de filmes de super-heróis no ensino de História. Partimos da constatação de que há um crescente desinteresse pela escola e pelo aprendizado da história por parte dos alunos, em uma realidade marcada pelo presentismo e pelas novas tecnologias da informação e comunicação. Ao mesmo tempo, há entre os jovens um enorme sucesso dos filmes e narrativas de super-heróis. Com este trabalho buscamos criar uma ponte entre o interesse dos estudantes pelos filmes de super-heróis e os objetivos do ensino de História. Nos valemos do conceito de “mediação didática” para desenvolver um guia visual que apresenta indicações e sugestões de discussões, temáticas e atividades para o uso no ensino de História dos filmes Mulher- Maravilha (2017), Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) e Capitão América: Guerra Civil (2016). | - |
Tamanho: dc.format.extent | 17.594KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | - |
Palavras-chave: dc.subject | cultura visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | mídias e linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Super-heróis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guia Visual | - |
Título: dc.title | SUPER-HERÓIS E ENSINO DE HISTÓRIA, UM GUIA VISUAL: SUGESTÕES DIDÁTICAS PARA O USO DE FILMES DA MARVEL E DC NA SALA DE AULA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Arthur Gibson - Dissertação Completa.pdf | 17,59 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430604/2/Arthur Gibson - Dissertação Completa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons