DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO COM FOCO EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMONÍCO, KLEIDIANI-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-12-13T16:33:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-12-13T16:33:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-13-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430584-
Resumo: dc.description.abstractHá algumas décadas, o ensino de tópicos relacionados com a Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio tinha um papel secundário e muitas vezes era simplesmente deixado de lado. Entretanto, atualmente vivemos em um mundo cada vez mais globalizado onde as informações circulam com grande velocidade e os avanços científicos e tecnológicos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Desta forma, os conteúdos relacionados com a Física Moderna e Contemporânea passaram a ter uma importância que talvez antes não existisse, e o ensino deste conteúdo no Ensino Médio passou a ter um caráter obrigatório. Neste contexto, apresentamos neste trabalho uma proposta para o Ensino do conteúdo Dualidade Onda-Partícula em uma perspectiva investigativa. Com base nessa perspectiva construímos uma sequência de ensino, composta de textos de apoio conceitual, atividades e roteiros de demonstrações experimentais. A metodologia utilizada é baseada em atividades investigativas. Para subsidiar nossa análise, os dados foram processados por meio de aplicação de questionário, gravações das aulas e de um diário de campo. A sequência foi aplicada no primeiro semestre de 2018, em uma turma, com 35 alunos, do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Aflordízio Carvalho da Silva”, situada em Vitória, Espírito Santo (ES). A pesquisa de natureza quali-quanti, teve como principal objetivo analisar a aprendizagem dos conteúdos conceituais dos estudantes. De acordo com os resultados obtidos é possível perceber como as atividades desenvolvidas durante a intervenção possuem potencial para favorecer a aprendizagem conceitual.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent788pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAtividades Investigativas. Dualidade Onda-Partícula. Ensino de Física. Física Moderna.pt_BR
Título: dc.titleDUALIDADE ONDA-PARTÍCULA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO COM FOCO EM ATIVIDADES INVESTIGATIVASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons