Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, ANGÉLICA CARREIRA BELA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COELHO, IRENE DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-12-18T18:21:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-12-18T18:21:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO_ANGELICA ALVES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430517 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Formar alunos leitores tem sido uma luta constante para professores de Língua Portuguesa. O educando encontra-se cercado de informações e novidades tecnológicas e isso o faz mero reprodutor do que vê e escuta. A criança, depois da mulher, tem sido o maior alvo da pressão publicitária. Esse espaço aumentou ainda mais na década de 50 por causa da televisão (BULCHABQUI, 1987). Sabemos que o aluno precisa estar inserido no mundo tecnológico, tão importante nos dias de hoje, porém não se deve perder o poder de imaginação, criatividade e curiosidade que se encontra no mundo dos textos. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo encontrar um caminho para que a leitura seja prazerosa. Ouvir histórias, em forma de roda de leitura, pode ser uma maneira para se conseguir esse objetivo, além de despertar a atenção, aumento de vocabulário e o resgate da integração entre as pessoas. Alunos com grande dificuldade na leitura podem participar de forma democrática. Conhecer o histórico e sua formação sociocultural por meio de conversas informais é importante para seguir o melhor caminho. A interdisciplinaridade pode ser feita com a biblioteca e informática junto aos alunos das séries finais do Ensino Fundamental II de Escolas Municipais de Santos. Narrativas de suspense será o gênero privilegiado, por apresentar grande interesse dos alunos. É um trabalho de pesquisa e para isso terá um embasamento teórico de alguns autores que permeiam de alguma forma o caminho da leitura e formação de um cidadão crítico, como Bahktin, Kleiman, Tfouni, Sacristan, Fernandez Enguita, Vygostik, Giroux, Paulo Freire, Bronckart, Schnewly, Dolz, Barbosa, Rovai e Ezequiel. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1106KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas de Suspense; Roda de Leitura; Oralidade; Espaços alternativos. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Roda de Leitura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros; Narrativas de Suspense; Espaços alternativos. | pt_BR |
Título: dc.title | NARRATIVAS DE SUSPENSE NO ENSINO FUNDAMENTAL II- RODAS DE LEITURA EM ESPAÇOS ALTERNATIVOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO-SENSU | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO_ANGELICA ALVES.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430517/2/PRODUTO_ANGELICA ALVES.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons