NARRATIVAS DE SUSPENSE NO ENSINO FUNDAMENTAL II- RODAS DE LEITURA EM ESPAÇOS ALTERNATIVOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, ANGÉLICA CARREIRA BELA-
Autor(es): dc.contributor.authorCOELHO, IRENE DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-12-18T18:21:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-12-18T18:21:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-18-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO_ANGELICA ALVESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430517-
Resumo: dc.description.abstractFormar alunos leitores tem sido uma luta constante para professores de Língua Portuguesa. O educando encontra-se cercado de informações e novidades tecnológicas e isso o faz mero reprodutor do que vê e escuta. A criança, depois da mulher, tem sido o maior alvo da pressão publicitária. Esse espaço aumentou ainda mais na década de 50 por causa da televisão (BULCHABQUI, 1987). Sabemos que o aluno precisa estar inserido no mundo tecnológico, tão importante nos dias de hoje, porém não se deve perder o poder de imaginação, criatividade e curiosidade que se encontra no mundo dos textos. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo encontrar um caminho para que a leitura seja prazerosa. Ouvir histórias, em forma de roda de leitura, pode ser uma maneira para se conseguir esse objetivo, além de despertar a atenção, aumento de vocabulário e o resgate da integração entre as pessoas. Alunos com grande dificuldade na leitura podem participar de forma democrática. Conhecer o histórico e sua formação sociocultural por meio de conversas informais é importante para seguir o melhor caminho. A interdisciplinaridade pode ser feita com a biblioteca e informática junto aos alunos das séries finais do Ensino Fundamental II de Escolas Municipais de Santos. Narrativas de suspense será o gênero privilegiado, por apresentar grande interesse dos alunos. É um trabalho de pesquisa e para isso terá um embasamento teórico de alguns autores que permeiam de alguma forma o caminho da leitura e formação de um cidadão crítico, como Bahktin, Kleiman, Tfouni, Sacristan, Fernandez Enguita, Vygostik, Giroux, Paulo Freire, Bronckart, Schnewly, Dolz, Barbosa, Rovai e Ezequiel.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1106KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGênerospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas de Suspense; Roda de Leitura; Oralidade; Espaços alternativos.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRoda de Leiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneros; Narrativas de Suspense; Espaços alternativos.pt_BR
Título: dc.titleNARRATIVAS DE SUSPENSE NO ENSINO FUNDAMENTAL II- RODAS DE LEITURA EM ESPAÇOS ALTERNATIVOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePÓS-GRADUAÇÃO STRICTO-SENSUpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons