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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UFMT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, MARIA SALETI | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEDROTTI, DEBORA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GUARIM, GERMANO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-12-17T13:35:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-12-17T13:35:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Diversidade I Etnociências e Educação inclusiva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430514 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O conhecimento ecológico tradicional é tratado na etnoecologia e orientada para o entendimento entre conhecimento, cognição e comportamento, no âmbito em que estes são pertinentes à interação entre seres humanos e o ambiente. O saber ecológico é, assim, fruto de um processo interativo entre os ecossistemas e as populações humanas, com diferentes percepções sobre o ambienteKalvaski in: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1647-1.pdf, defende a ideia de que a escola deve ser um espaço de possibilidades do diálogo entre professores e alunos a respeito dos conhecimentos que fazem parte da nossa cultura. O diálogo do saber científico e outras formas de saberes. Um diálogo permeado pela investigação, pela pesquisa com valorização dos construtos que cada estudante construiu em sua vivência cotidiana. Um diálogo cujo objetivo é ressignificar o conhecimento construído. São essas observações, e a interpretação que é dada a elas, que geraram os conhecimentos transmitidos sobre espécies, comunidades, processos ecológicos, ciclos e fenômenos. Esse saber alimenta a tecnologia que viabiliza a reprodução física, e tem papel fundamental na cultura como um todo (VIVAN, 2006). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 30 horas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | word | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | etnoconhecimento | pt_BR |
Título: dc.title | Diversidade I Etnociências e Educação inclusiva | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Especialização em Diversidade e Educação Inclusiva no Contexto das Ciências Naturais | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Diversidade I Etnociências e Educação inclusiva | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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fasciculo_Diversidade I.docx | Diversidade I Etnociências e Educação inclusiva | 5,56 MB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/430514/2/fasciculo_Diversidade I.docxDownload |
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