PROPOSTAS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFES-
Autor(es): dc.contributor.authorFARIAS, TIMÓTEO RICARDO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-12-13T17:39:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-12-13T17:39:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-13-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educaional-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430506-
Resumo: dc.description.abstractNesta pesquisa, analisaremos o impacto provocado na atitude dos estudantes, em relação a sua participação nas aulas introdutórias de Física, a partir do desenvolvimento de Atividades Investigativas. Os participantes da pesquisa, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, caracterizavam-se pela desmotivação em aprender, não apenas Física, mas em todas as disciplinas. Diante deste quadro buscou-se desenvolver atividades especialmente construídas sob a perspectiva da ‘Motivação para Aprender’. Baseado na abordagem sócio-histórica proposta por Vygotsky analisamos sistematicamente o comportamento do grupo durante as aulas de física, por cerca de quatro meses. De maneira geral, foi possível perceber momentos de intenso envolvimento, embora intercalados de momentos de apatia. Em alguns alunos a mudança comportamental foi mais evidente, passando de total desinteresse para participação efetiva. O grande desafio é tornar essas mudanças permanentes, rompendo a barreira do comodismo.-
Tamanho: dc.format.extent2351-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação para aprender, Atividades Investigativas e Ensino de Física.-
Título: dc.titlePROPOSTAS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA-
Tipo de arquivo: dc.typeoutro-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Física-
Aparece nas coleções:Ensino